Dia de Campo em D. Pedrito (RS) apresenta tecnologias para o arroz
A aplicação de tecnologia para alcançar alta produtividade nas lavouras de arroz foi o tema central do Dia de Campo do Projeto 10 – Fase II .
A aplicação de tecnologia para alcançar alta produtividade nas lavouras de arroz foi o tema central do Dia de Campo do Projeto 10 – Fase II – realizado em Dom Pedrito (RS). O evento teve a participação de aproximadamente 200 arrozeiros, técnicos e imprensa e surpreendeu positivamente pela situação das lavouras apresentadas e que integram o programa de alta produtividade pela quarta safra consecutiva.
“O nível de evolução destas lavouras está tão bom quanto no ano passado. E aquelas não sofreram com a estiagem até esta fase”, frisa Valmir Gaedke Menezes, coordenador-técnico do projeto.
O giro começou pelas lavouras do produtor Otto Prade, que utiliza variedades do Irga e faz experimentos com cultivares híbridas da RiceTec e também com densidade de semeadura de 50 a 125 quilos de sementes por hectare.
Nas lavouras da parceria Raguzzoni/Teixeira, foram apresentados comparativos de variedades da Embrapa, do Irga e cultivares do Uruguai, além de informações de experimentos sobre tratamento da lavoura com fungicidas.
Na Estância Guatambu, palco da 15ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, de 24 a 27 de fevereiro, foi apresentado aos arrozeiros um verdadeiro show de tecnologias. A visitação começou pela Estação Meteorológica Automática Digital, instalada pela Associação dos Agricultores de Dom Pedrito na fazenda e que oferece informações climatológicas, via Internet, para os produtores do município em tempo real.
A seguir, os produtores conheceram o quadriciclo equipado com GPS e equipamento para recolhimento de amostras do solo. A partir da análise em laboratório, é formado mapa que indica a real necessidade de adubação do solo, o que garante distribuição precisa dos nutrientes para lavoura de alta produtividade.
Os visitantes fizeram uma gira pela vitrine tecnológica, instalada na Guatambu e a lavoura do Projeto 10 – Fase II da estância e conheceram a lavoura que será colhida em 27 de fevereiro para abrir simbolicamente a safra brasileira 2004/2005. A Associação dos Agricultores de Dom Pedrito realiza novo dia de campo em 11 de fevereiro, na Fazenda Tulipa, dos irmãos Forsin. Serão apresentados experimentos com variedades e tecnologias da Embrapa Clima Temperado e também com herbicidas e fungicidas no manejo da lavoura.