Dia de Campo expõe viabilidade para soja em várzea
Evento é promovido pela Palmar Agronegócios em Santa Vitória do Palmar (RS) na próxima semana, dia 28
.
A Palmar Agronegócios, de Santa Vitória do Palmar, realizará na quarta-feira da próxima semana, dia 28 de fevereiro, o Dia de Campo Viabilidade da Soja na Várzea. O evento acontece na BR 471, KM 669, a partir das 8h. Fausto Alberto Torres Rodrigues, da Palmar Agronegócios, explica que o foco do evento é a transferência de tecnologia aos produtores de soja em terras baixas, cultura que se tornou atrativa como rotação com o arroz, de forma a permitir não só um melhor manejo e recuperação da fertilidade do solo, mas também de pragas, doenças e invasoras.
“Viabilizar o cultivo da soja em várzea é vital para o momento da lavoura de arroz e das áreas de terras baixas do ponto de vista agronômico, ambiental, econômico e da própria sustentabilidade da agricultura”, explica. Segundo ele, além do avanço agroeconômico, o Dia de Campo propõe soluções para gerar maior eficiência no cultivo e reduzir os custos de produção. “Os desafios são grandes. Santa Vitória é, provavelmente, o único dentre os municípios arrozeiros que estacionou em 18 mil hectares cultivados há três safras. O nosso desafio é superar as limitações agronômicas e econômicas que impedem o avanço desta alternativa fundamental para a viabilidade, também, da lavoura arrozeira”, destaca.
A área experimental conta com 50 variedades de soja em teste e diversos manejos de adubação e fungicidas, cujos resultados serão compartilhados com os participantes. Participam a Fundação Pró-Sementes, Tombini Sementes, Agrocete, Sicredi, PlanaSul Terraplanagem e Terra Dura Sementes.
ESTAÇÕES
Estação 1: Palmar Agronegócios: testes com variedades Inox adaptadas, visando baixo custo de implantação e manejo.
Estação 2: Parcela com variedades Inox e Intacta
Estação 3: Demonstrativo de plantas de soja após o uso de herbicidas pré-emergentes
Estação 4: Fertilizantes Piratini: parcelas com resposta às diferentes adubações
Estação 5: Ensaio VCU
Estação 6: Campo Experimental Fundação Pró-Sementes com testes de 50 variedades de soja para várzea.