Dia de Campo mostra competição de cultivares
Evento no Centro de Pesquisas da Agro Norte apresenta tecnologias para o cultivo de arroz.
Está sendo realizado no Centro de Pesquisas da Agro Norte, o primeiro dia de campo da Festa do Arroz de Sinop. Os produtres estão assistindo competição de cultivares de arroz da Agro Norte e da Embrapa, que têm forte tradição no setor de pesquisas. Os pesquisadores estão mostrando as vantagens competitivas de cada variedade. Paralelamente, três empresas multinacionais estão apresentando resultados de experimentos de manejo de herbicidas na cultura do arroz.
Outro assunto que os produtores vão debater com especialistas é a irrigação do arroz. Uma empresa estará mostrando as modernas técnicas empregadas para a irrigação proporcionar resultados eficientes na safra. Ainda hoje, no dia de campo, a Embrapa vai apresentar técnicas de manejo do nitrogênio na lavoura orizícola e uma empresa privada apresentará tecnologia de plantio direto e espaçamento reduzido de milho, cultura muito usada em rotação com o arroz ou safrinha na região.
Perfil orizícola de Mato Grosso
O Mato Grosso tem uma a área plantada de aproximadamente 600 mil hectares de arroz. A produtivade média é de 3.000 kg por hectare. A capacidade de beneficiamento é de 1,2 milhão de toneladas.


