Dia de Campo põe em evidência os sistemas integrados de produção em terras baixas
Encontro técnico acontecerá na Fazenda Corticeiras, em Cristal, e terá a presença de produtores e pesquisadores para debates e apresentação de cases.
No próximo dia 3 de fevereiro, quarta-feira, será realizado na Fazenda Corticeiras, município de Cristal (RS), o 2º Dia de Campo de Verão "Sistemas integrados de produção agropecuária em terras baixas – investigando alternativas de uso da várzea". O objetivo do encontro é discutir e apresentar resultados até agora alcançados com a pesquisa iniciada em março de 2013, com previsão de seguir até 2023.
Felipe Carmona, diretor da empresa Integrar, explica que o trabalho experimental visa representar e estudar diferentes cenários para os sistemas de produção comumente utilizados nas terras baixas do estado, permitindo à pesquisa a discussão e a formatação de modelos produtivos integrados de Lavoura-Pecuária que agreguem sustentabilidade aos sistemas que produzem arroz irrigado no RS.
O evento abre espaço para discussões técnicas amplas com convidados especiais. Os produtores rurais José Mathias Bins Martins (Mostardas) e Márcio Sanchez da Silveira (Santa Vitória do Palmar), descreverão os benefícios e desafios que têm enfrentado na
prática em seus sistemas de produção, que incluem a ILP, rotação arroz soja e o plantio direto em terras baixas.
Já o Assistente Técnico Estadual da Emater, Dr. Edemar Streck, abordará o programa estadual de conservação do solo e da água, além da remuneração ao produtor por serviços ambientais.
O projeto de pesquisa é fruto de uma parceria público-privada entre Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Embrapa, Serviço de Inteligência em Agronegócios (Sia), Integrar, Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA) e Fazenda Corticeiras, onde acontecerá o dia de campo.
Dia e local: 03/02/2016, a partir das 9h, na Fazenda Corticeiras, BR 116, km 418, Cristal (RS).
Entrada franca e inscrições no local.
Informações: felipe.c.carmona@gmail.com; (51) 9777.0898