Dia de Campo sobre Arroz Crioulo Sequeiro
O evento ocorreu na propriedade da família de Vanderlei e Silvane Herbert na Comunidade de Novo Encantado em Bandeirante, onde foi implantada, no dia 18 de novembro do ano passado, uma Unidade Demonstrativa de Arroz Crioulo Sequeiro e semeadas 18 variedades .
O encontro foi promovido pela Epagri de Bandeirante, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e apoio do Banco Sicoob, no dia 4 de abril, com a participação de mais de 20 famílias. A variedade Mato Grosso produziu mais de 7.500 quilos por hectare.
O evento ocorreu na propriedade da família de Vanderlei e Silvane Herbert na Comunidade de Novo Encantado em Bandeirante, onde foi implantada, no dia 18 de novembro do ano passado, uma Unidade Demonstrativa de Arroz Crioulo Sequeiro e semeadas 18 variedades – Agulhinha (Lapa/PR), Alfonso Kafer/Maria Preta/Princesa (SC), Arpini/Guaraciaba (SC), Preto/Guaraciaba, Bisutti/Pinheirinho/Princesa, Branco/ CH/Anchieta, Catetinho (Lapa/PR), Davi/Guaraciaba, Dorigan/Guaraciaba, Hermes/Bandeirante, Jandir/Guaraciaba, Luizinho/União-Princesa, Mato Grosso/Guaraciaba, Periquito/California-Princesa, Rei/Guaraciaba, Rosa 15/Anchieta, Rosa 87/Guaraciaba e Sauthier/Guaraciaba.
“O objetivo do Dia de Campo foi mostrar, na prática, os resultados alcançados com o arroz crioulo e resgatar as sementes crioulas”, afirmou o extensionista da Epagri de Bandeirante, José Clóvis Moreira que destaca também o uso, conservação e manejo da agrobiodiversidade associada ao conhecimento local, focando principalmente a segurança alimentar das famílias rurais, através do fomento à produção de alimentos saudáveis para o autoconsumo.
Para Adriano Canci, técnico da Central das Microbacias de Guaraciaba que assessorou a Unidade Demonstrativa, além dos aspectos citados este encontro serviu para motivar as famílias rurais a voltar plantar arroz para autoconsumo e com isso também implantar o kit diversidade, além de comprovar que o arroz produz bem na região e pode ser mais um fonte de renda na propriedade.
“Foram observados e avaliados na Unidade Demonstrativa de arroz crioulo a produtividade, adaptação ao solo e clima da região, crescimento e desenvolvimento, época de floração e encaixamento, resistência a doenças e insetos”, informou Moreira, comemorando a alta produtividade, de mais de 145 sacas por hectare sem uso de adubo e problemas de sanidade. Essas sementes de arroz serão distribuídas aos interessados.
O agricultor Vanderlei Herbert que cedeu a área de terra para o experimento de arroz ficou impressionado com a produtividade arroz crioulo e já está disposto a plantar uma área maior para comercializar o produto e ter mais renda. Sua esposa Silvane acrescentou que o arroz crioulo é mais gostoso e disse que as famílias deveriam a produzir seu próprio alimento.
Mais informações: José Clóvis Moreira/Extensionista da Epagri de Bandeirante, no telefone: ( 49-3626-0012), celular: (49-9125-2689), e-mail: embandeirante@epagri.sc.gov.br .