Dia Internacional do Arroz: curiosidades e benefícios do alimento milenar

 Dia Internacional do Arroz: curiosidades e benefícios do alimento milenar

Jasmine white rice, brown, black and red rice. Mixed assortment of grains in wooden bowls on grey concrete background, copy space.

(Folha de Vitória, ES) Branco, integral, parboilizado, preto, vermelho, selvagem, basmati, sasanishiki, jasmine e carnaroli. E estes são apenas alguns dos tipos de arrozes, entre os mais de 140 mil existentes no mundo. A diversidade e presença desse tipo de grão na culinária mundial, servindo como base na alimentação de dois terços da população do planeta, fez com o que o arroz tivesse sua relevância reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que instituiu o Dia Internacional do Arroz, a ser celebrado anualmente em 31 de outubro.

Um grão milenar

O arroz é um grão originário do Japão, onde é cultivado há milhares de anos, especialmente os de grãos brancos. Entretanto, com a evolução da humanidade, o surgimento de novos povos e sua adaptação ao clima e à vegetação de cada região, que favorecem o plantio de tipos específicos do grão, o consumo do arroz se popularizou pelo mundo, com diversas variedades e maneiras de consumo típicas da tradição de cada país.

Atualmente, os cinco maiores produtores mundiais de arroz são, por ordem: China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Vietnã. No Brasil, a maior produção de arroz concentra-se no estado do Rio Grande do Sul. As cidades com maior participação nacional nesse cultivo são Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Dom Pedrito e Santa Vitória do Palmar.

Diversos tipos de arroz, inúmeros benefícios

O arroz branco é o mais consumido pelos brasileiros, especialmente o agulhinha, que se caracteriza por apresentar grãos mais soltos, após o cozimento. Fonte rica em carboidratos, que fornece a energia para o bom funcionamento do organismo, o arroz branco contém ainda vitaminas do complexo B e minerais, como manganês e magnésio.

Outra variedade do grão, que merece destaque, é o arroz selvagem. Presente na culinária canadense, por ser nativo da América do Norte, ele é considerado um grão sagrado pela cultura indígena de tempos antigos. É também rico em antioxidantes e apresenta uma grande quantidade de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, cálcio, zinco e potássio.

Como consumir os diferentes tipos de arroz

Para uma alimentação saudável, é preciso contar com o equilíbrio de uma dieta balanceada. Quanto maior for a variedade de alimentos consumidos, maior também será a disponibilidade de nutrientes ofertados para o bom funcionamento do metabolismo. Nesse sentido, o arroz pode ser consumido frequentemente pela maioria das pessoas, tanto pelo fornecimento de energia, quanto por suas propriedades medicinais.

“O arroz faz parte das refeições diárias dos brasileiros e com o tempo deixou de ser visto apenas como um alimento simples. Em função da introdução de diferentes variações de grãos e da popularização de novas formas de consumo, o item ganhou mercado com produtos diferenciados, como a linha ‘Variedades Mundiais’, que coloca à disposição dos consumidores grãos nobres e com alto teor nutricional e benefícios. Na linha estão presentes os tipos vermelho, preto, selvagem, basmati, jasmine, carnaroli e sasanishiki”, revela Janaína Coelho da Silva Paiva, Coordenadora de Comunicação e Marketing do Arroz Tio João.

A marca conta ainda com linha de misturas semiprontas como Arroz com Funghi, Arroz com Brócolis, Arroz com Tomate e Manjericão, entre outros – e outra com pratos completos, como Arroz Carreteiro, Arroz com Galinha e uma série de risotos, como o Risoto à Valligiana, Risoto Napolitano, Risoto à Parmegiana, Risoto Milanês e Risoto Primavera.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter