Divulgado 9º levantamento da Conab

Nesta segunda-feira (8), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o 9º levantamento de grãos para a safra 2008/09
n.

De acordo com a estatal, a produção nacional de arroz para esta safra ficou definida em 12,7 milhões de toneladas, 5,7% superior ao colhido na safra passada. Este resultado se deve às boas condições de clima em todo o ciclo da cultura, aliada à boa tecnologia adotada.

Segundo o estudo da Conab, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as lavouras de arroz atingiram a média 7.000 kg/ha, índice considerado recorde em toda a série histórica. Ainda de acordo com a estatal, a produtividade de Santa Catarina não foi afetada, mesmo em função das adversidades climáticas no início do plantio da safra.

Já para o assessor do Irga, Tiago Barata, pequenas alterações foram registradas na produção nacional, considerando os efeitos do excesso de chuvas nos estados do Maranhão e Piauí. A Conab também indicou alterações na composição do quadro de oferta e demanda do arroz, sendo as mais significativas as projeções de importação e exportação. “A Conab está estimando a importação de 800 mil toneladas, 150 mil toneladas a menos do que era estimado no relatório anterior”, observa Barata.

– Para a exportação, a estimativa da Conab ficou em 450 mil toneladas, mas somente nos dois primeiros meses do ano comercial já foram exportadas 200 mil toneladas – explica o assessor.

Com as novas estimativas, está sendo projetada uma posição final de estoque de 1.225,5 mil toneladas, com um decréscimo de 164,5 mil toneladas em relação à projeção do último mês.

Conforme dados divulgados pela Conab, a área plantada nacional registrou incremento de 1,7% em relação ao ciclo passado, saindo dos 2,87 milhões de hectares para algo próximo a 2,92 milhões de hectares, com destaque para as regiões Centro-Oeste e Sul do Pais, que obtiveram ganhos da ordem de 13,6% e 2,6%, respectivamente.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter