Dois projetos são destaques no Programa Pibic/Irga

Entre os cinco alunos participantes orientados por pesquisadores do Irga, dois deles foram contemplados com os projetos de pesquisa e iniciação científica.

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), através do Comitê Institucional que gerencia as bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulga os alunos destaques que foram selecionados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Pibic.

Entre os cinco alunos participantes orientados por pesquisadores do Irga, dois deles foram contemplados com os projetos de pesquisa e iniciação científica. Os bolsistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Augusto Kalsing, orientado pelo diretor Técnico do Irga, Valmir Menezes e o pesquisador Carlos Henrique Mariot, e Ives Goulart, dirigido pelos pesquisadores do Instituto, Gustavo Funck e Daniel Grohs foram destaque pelo empenho e dedicação no desenvolvimento dos trabalhos.

As propostas contempladas abordam “Resistência de arroz vermelho a herbicidas imidazolinonas”, e Manejo integrado de doenças na cultura do arroz irrigado: efeitos de época de semeadura e controle químico sobre o rendimento dos grãos”. Os trabalhos foram apresentados no XX Salão de Iniciação Científica da Ufrgs, realizado de 20 a 25 de outubro de 2008.

Segundo a pesquisadora do Irga, Claudia Lange, este é o primeiro ano que o Irga participa do Programa. Cerca de 2 mil projetos foram apresentados. O resultado excelente motivou pesquisadores e alunos de graduação que integram ao Programa. O mérito comprova a qualidade dos trabalhos de pesquisa que representa o empenho na consolidação do Programa do Instituto de Iniciação Científica, além do reconhecimento ao esforço e dedicação dos alunos que foram destaque em sua sessão.

O Comitê Institucional do Pibic é formado pelas pesquisadoras-doutoras Claudia Lange, que é a coordenadora, Renata Pereira da Cruz e a pesquisadora-mestre, Vera Macedo.

As bolsas do CNPq não são reembolsáveis e os candidatos aprovados recebem um auxílio financeiro mensal para permitir a dedicação exclusiva ao desenvolvimento de pesquisas ou à formação acadêmica.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter