Duas décadas, 21 safras
São duas décadas. 21 safras atualizando a cadeia produtiva.
A revista Planeta Arroz completará 20 anos em fevereiro próximo. Serão duas décadas, 21 safras, acompanhando, reportando, traduzindo e atualizando a cadeia produtiva sobre tudo o que acontece no mundo do arroz. Um desafio que começou com sentido regional, mas que nos levou à condição de única revista especializada em arroz e de circulação ininterrupta no Brasil neste período. Uma referência.
Na primeira edição, quatro temas se destacaram. A preocupação ambiental, com entrevista com o grande nome ambientalista no Rio Grande do Sul, José Lutzenberger, que surpreendeu a todos ao afirmar que a lavoura arrozeira, no modelo da época, era importante para o meio ambiente gaúcho; a necessidade de diversificação das culturas na várzea, hoje em consolidação; a necessidade de adotar e descobrir novos métodos de controle de plantas invasoras; e, por fim, o desafio do Brasil, à época um dos oito maiores importadores globais do grão, de também tornar-se um exportador para equilibrar a balança comercial, neutralizar os gigantescos estoques públicos e equilibrar os preços no mercado interno.
São temas atuais.
Na edição atual, apresentamos as novas revoluções da orizicultura brasileira: o estudo para antecipar a irrigação da lavoura de olho num controle mais eficiente das plantas daninha e numa colheita no seco que garanta redução de custos e o plantio direto na safra subsequente, o novo herbicida pós-emergente da Corteva, que controla cinco das seis plantas invasoras resistentes aos mecanismos disponíveis no mercado, uma análise da nova realidade de consumo do arroz no país, novidades sobre o manejo de doenças, os rumos do mercado e muito mais informações que apresentam características, fatos e tendências do nosso Planeta Arroz.
Boa leitura.