Duas safras agora
O tamanho da próxima lavoura também dimensionará o preço em 2008.
Os arrozeiros de todo o Brasil vivem um momento de administrar duas safras. A 2006/2007, que ainda está sendo comercializada, e a 2007/2008, que começa a ser plantada já no início de setembro no Rio Grande do Sul e outros estados brasileiros. É um momento extremamente importante. Se por um lado é preciso estar sintonizado com o mercado e escolher o melhor momento para comercializar, de outro existe a pressão pela compra de insumos – mais uma vez com preços altos, vencimento de compromissos, garantias para custeio, preparo do solo, qualidade de sementes, entre outros fatores.
O importante, neste momento, é manter-se sintonizado ao mercado, buscar uma média de preços de comercialização e, olhando para o futuro, saber dimensionar a próxima lavoura de acordo com a disponibilidade de água e também com o próprio mercado. Nota-se uma euforia pela recuperação de áreas no Rio Grande do Sul, que tende a voltar a plantar mais de um milhão de hectares em 2007, pois finalmente as barragens estão com bom volume de água, após três anos de inverno seco.
Mesmo o Brasil com estoques de passagem bastante baixos, tendência seguida pelo Mercosul, é preciso planejar bem o tamanho da próxima lavoura. Ela vai dimensionar, também, o tamanho do preço em 2008.
Boa leitura!