É hora de conhecer a maior produtividade de arroz entre Brasil, Uruguai e Argentina
(Por Gisele Loeblein, GZH) Neste sábado, 23, será dia de conhecer os três vencedores do Campeonato de Sustentabilidade Rice Money Maker na safra 2021/2022 na América Latina. Coordenado pela Universidade Federal de Santa Maria e pela Universidad Nacional de Entre Rios, na Argentina, o concurso se propõe a incentivar manejos sustentáveis de arroz com altas produtividades. Avaliadores, candidatos e convidados se reunirão em Cachoeira do Sul, na propriedade de Ademar Kochenborger, para o anúncio do resultado.
A iniciativa reuniu 13 produtores do Brasil, do Uruguai e da Argentina, monitorados desde o início do plantio em aspectos ambientais, econômicos e sociais. O grande campeão alcançou produtividade de 14 mil quilos por hectare — apenas a título de comparação, a média no RS foi de 9.010 quilos na safra 20/21, um recorde.
Esses 13 agricultores foram escolhidos entre mais de 600 acompanhados durante sete anos pelas duas instituições. A seleção levou em conta nível de educação e sucessão familiar.
1 Comentário
Querem manejo de alta produtividade, é só plantar dois anos com soja e um com arroz. Sai mais em conta, evitando gastos desnecessários.