Edições: Edição 36 - Novembro de 2010

RiceTec completa 10 anos de inovação

Quando Markus Ritter chegou ao Brasil, no ano 2000, o desafio era grande. O diretor da RiceTec para o Mercosul tinha a incumbência de fixar e desenvolver a empresa não só no país, mas também na Argentina e no Uruguai. Apesar da RiceTec já atuar em países como os Estados Unidos, o mercado da América […]Leia mais

Produção em alta

Clima trará colheita mais farta de arroz no Sul do Brasil. A safra brasileira de arroz 2010/11 será pelo menos 7,1% maior do que a anterior, numa projeção que poderá alcançar um resultado até 8,9% maior, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esta safra será marcada pelo clima, com a presença do fenômeno climático […]Leia mais

Tempos modernos

O arroz precisa atenção da mídia para elevar consumo. Marketing pode ser definido como um conjunto de operações executadas por uma empresa envolvendo a venda de um produto, desde a planificação de sua produção até o momento que é adquirido pelo consumidor. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação […]Leia mais

Foco no planejamento

Produtores buscam aumentar a produtividade com controle financeiro, organização do negócio e qualidade de gestão . O produtor do município de Agudo (RS) Paulo Adolfo Prochnow foi um dos muitos arrozeiros da Região Central do estado a sentir na pele os estragos causados pelo clima na safra 2009/10. Dos 60 hectares cultivados, 18 hectares foram […]Leia mais

Como o gaúcho gosta

Clima favorável e barragens cheias garantirão uma das melhores safras do RS. A perspectiva de um clima favorável no ciclo da cultura, logo após um inverno com bons volumes de chuvas e que garantiu barragens cheias para comportar o período de irrigação das lavouras, faz prever uma das melhores safras de arroz de todos os […]Leia mais

Faz bem e não engorda

Seminário promovido pelo Irga destacou o arroz durante a Semana Mundial da Alimentação. Um dos entraves para o aumento do consumo nacional do arroz, seja branco, parboilizado ou integral, é a falta de conhecimento das qualidades do grão por parte do consumidor em geral, fruto da desinformação de formadores de opinião. Ao mesmo tempo, o […]Leia mais

Ao sabor do vento

Comercialização do arroz vive o drama da falta de referência em 2010. Para o rizicultor do Sul do Brasil, que concentra 70% da produção nacional, 2010 é um ano para esquecer os preços de comercialização. Balizados pela paridade de importação do Mercosul e, em alguns momentos, dos Estados Unidos, e pela livre flutuação do mercado […]Leia mais

Os maiores do arroz

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na segunda quinzena de outubro o ranking dos 20 municípios maiores produtores de arroz do Brasil em 2009, todos do Rio Grande do Sul. O estado, que é o principal produtor nacional de arroz, alcançou 7,98 milhões de toneladas do grão em casca, ou 63,1% da […]Leia mais

As soberanas

A 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Camaquã, de 24 a 26 de fevereiro de 2011, terá a presença de suas soberanas como um dos destaques especiais. A estudante Cibele Ferreira Teixeira, de Dom Pedrito, é a rainha e estará acompanhada das princesas Isadora Schwanz Wünsch, de Alegrete, e Rafaela Aita Chiapinoto, de […]Leia mais

QUEDA LIVRE

Trimestre de queda nos preços do arroz preocupa o setor. O mercado brasileiro de arroz entrou na última semana do mês de outubro com a menor média de preços desde junho de 2009: R$ 25,55, segundo o analista Élcio Bento, da Safras & Mercado. Segundo ele, o último trimestre do ano iniciou com ritmo lento […]Leia mais

Receba nossa newsletter