Edições: Edição 36 - Novembro de 2010

Ao sabor do vento

Comercialização do arroz vive o drama da falta de referência em 2010. Para o rizicultor do Sul do Brasil, que concentra 70% da produção nacional, 2010 é um ano para esquecer os preços de comercialização. Balizados pela paridade de importação do Mercosul e, em alguns momentos, dos Estados Unidos, e pela livre flutuação do mercado […]Leia mais

Queda na oferta, alta nos preços

Mercado internacional aquece no final do ano, mas o câmbio não ajuda a exportação brasileira. Para o analista de mercados Carlos Cogo, a alta dos preços internacionais no quinto bimestre de 2010 decorreu do fornecimento mais escasso resultante de catástrofes naturais consecutivas em grandes consumidores e exportadores de arroz, como China, Tailândia, Filipinas e Paquistão. […]Leia mais

Diferencial de peso

Arroz do Litoral Norte gaúcho recebe denominação de origem . A boa notícia já havia sido antecipada na edição de número 25 da Planeta Arroz, em fevereiro de 2008. A confirmação veio mais de dois anos depois, no dia 24 de agosto de 2010, quando o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) concedeu à Associação […]Leia mais

QUEDA LIVRE

Trimestre de queda nos preços do arroz preocupa o setor. O mercado brasileiro de arroz entrou na última semana do mês de outubro com a menor média de preços desde junho de 2009: R$ 25,55, segundo o analista Élcio Bento, da Safras & Mercado. Segundo ele, o último trimestre do ano iniciou com ritmo lento […]Leia mais

Produção em alta

Clima trará colheita mais farta de arroz no Sul do Brasil. A safra brasileira de arroz 2010/11 será pelo menos 7,1% maior do que a anterior, numa projeção que poderá alcançar um resultado até 8,9% maior, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esta safra será marcada pelo clima, com a presença do fenômeno climático […]Leia mais

Tempos modernos

O arroz precisa atenção da mídia para elevar consumo. Marketing pode ser definido como um conjunto de operações executadas por uma empresa envolvendo a venda de um produto, desde a planificação de sua produção até o momento que é adquirido pelo consumidor. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação […]Leia mais

Luz no fim do túnel

Brasil exporta mais do que o previsto, mas importações ainda são grandes. O quadro de oferta e demanda da safra brasileira poderá terminar mais ajustado do que previa a Conab, em 957,8 mil toneladas de arroz em casca em 28 de fevereiro de 2011. Isso se deve ao comportamento das exportações brasileiras, que, apesar de […]Leia mais

Como o gaúcho gosta

Clima favorável e barragens cheias garantirão uma das melhores safras do RS. A perspectiva de um clima favorável no ciclo da cultura, logo após um inverno com bons volumes de chuvas e que garantiu barragens cheias para comportar o período de irrigação das lavouras, faz prever uma das melhores safras de arroz de todos os […]Leia mais

Faz bem e não engorda

Seminário promovido pelo Irga destacou o arroz durante a Semana Mundial da Alimentação. Um dos entraves para o aumento do consumo nacional do arroz, seja branco, parboilizado ou integral, é a falta de conhecimento das qualidades do grão por parte do consumidor em geral, fruto da desinformação de formadores de opinião. Ao mesmo tempo, o […]Leia mais

Rumo à África

Continente africano é o grande mercado do arroz do Brasil . O que se pode esperar dos principais países africanos importadores de arroz em termos de exportações brasileiras para os próximos anos? Alguns dos principais analistas e agentes de mercado do Brasil se reuniram para debater o tema, numa promoção do Instituto Rio-grandense de Arroz […]Leia mais

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