El Niño pode retornar em 2015

 El Niño pode retornar em 2015

No Brasil, o fenômeno costuma vir acompanhado do excesso de chuvas no Sul e de secas no Nordeste.

Mais uma vez os meteorologistas internacionais trabalham com o aumento do risco da ocorrência do fenômeno climático El Niño, que poderia ocorrer no inverno brasileiro. Na semana passada, o Centro de Previsão do Clima dos Estados Unidos relatou a possibilidade de 70% de um El Niño ocorrer no verão de 2015 do hemisfério norte (inverno no Brasil). No final desta semana o Escritório Australiano de Meteorologia seguiu o exemplo e ratificou a expectativa.

O fenômeno tipicamente traz um clima mais seco ao Sudeste da Ásia e da Austrália, e pode causar uma grave seca nestas regiões. Os impactos variam de acordo com a época do ano El Niño se desenvolve e em sua força. No Brasil, o fenômeno costuma vir acompanhado do excesso de chuvas no Sul e de secas no Nordeste.

No entanto, a certeza da ocorrência de um El Niño em 2015 está longe de ser confirmada. Doze meses atrás, um nível semelhante de probabilidade foi relatado, mas o fenômeno nunca foi plenamente desenvolvido. Todavia, este será um ingrediente a mais a ser considerado no conturbado mercado internacional de grãos e na formação de preços ao longo do ano.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter