Eleição para conselho deliberativo do Irga marcada para julho
A eleição acontece em todos os 79 municípios do Estado que tenham lavoura de arroz. Cada cidade elege um representante (com dois suplentes) e podem votar todos os produtores inscritos na autarquia.
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realiza no dia 13 de julho a eleição para escolha do seu conselho deliberativo para o triênio 2015/2018. A eleição acontece em todos os 79 municípios do Estado que tenham lavoura de arroz.
Cada cidade elege um representante (com dois suplentes) e podem votar todos os produtores inscritos na autarquia. A votação ocorre das 8h30min às 17h em locais a serem divulgados até 13 de junho.
Os cartazes com os locais de votação serão afixados nas prefeituras, sindicatos rurais, associações de arrozeiros, cooperativas de produtores e escritórios do Irga.
As indicações devem ser feitas até o dia 13 de junho por meio de chapas e os candidatos devem estar previamente inscritos no Instituto até 31 de dezembro de 2014.
O conselho deliberativo é um órgão de administração do Irga, juntamente com a diretoria executiva e a comissão de controle.
Conforme a lei estadual nº 13.697, de 5 de abril de 2011, compete ao conselho deliberativo do Irga: decidir sobre a aplicação dos fundos do Instituto, sobre a venda, a compra ou a oneração de bens imóveis; instituir seu Regimento Interno, que estabelecerá suas demais atribuições e somente poderá ser alterado por deliberação de 2/3 (dois terços) de seus membros; representar a diretoria contra atos de funcionários do Instituto e ao Governo do Estado sobre atos do presidente, da diretoria executiva e do conselho consultivo que julgar prejudiciais aos interesses do Irga; e aprovar em primeira instância o orçamento, examinar as contas e o relatório da diretoria executiva.
Grupo organizador da eleição do conselho deliberativo
Além dos representantes eleitos pelos produtores dos 79 municípios relacionados na convocação (confira o edital clicando aqui), o conselho também é formado por dois representantes da indústria orizícola, dois da área comercial e outros dois das cooperativas, totalizando 85 integrantes. A gestão eleita para o triênio 2015/2018 tomará posse no dia 13 de agosto deste ano.
O Irga definiu um grupo de trabalho para organizar a eleição, formado por Lia Virginia Rodrigues (presidenta), Victor Hugo Kayser, Mauro Pereira, Athos Gadea, Michel Kelbert, Álvaro Escher e Cláudia Helena Vargas Amaro da Silveira, com a colaboração de Paulo Bassotto. O grupo se reuniu nesta terça-feira (19) à tarde, na sede do Irga.