Em Cachoeirinha, Yeda abre colheita de arroz no Estado

Evento ocorre na Estação Experimental do Arroz do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Às 10h54min deste sábado, foi aberta oficialmente a colheita de arroz no Estado. A solenidade foi realizada na Estação Experimental do Arroz do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Cachoeirinha, com a presença da governadora Yeda Crusius. O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, começou dirigindo uma colheitadeira e, em seguida, passou o manejo para Yeda. Ao fim do trecho na lavoura, Yeda celebrou o fato atirando arroz nos fotógrafos.

No evento, promovido pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e pelo Irga desde quarta-feira, o clima entre os produtores era de otimismo provocado pela valorização do dólar, que compensou a queda nas vendas externas por conta da crise econômica internacional.

— No momento em que cada setor passa por uma crise, nunca parou a confiança de quem lavra a terra — afirmou Yeda.

— O produtor de arroz tem tido ganho nesses últimos anos. Não tanto quanto poderia, mas demora para se mudar essa realidade.

Yeda assinou um protocolo de repasse de R$ 6,580 milhões para pesquisa e transferência de tecnologia para para a Fundação do Irga. E mais R$ 350 mil para a Federarroz, para aplicar na promoção da próxima abertura oficial da colheita, em março do ano que vem.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter