Em parceria, Embrapa e Governo do Estado lançam nova cultivar de arroz no Maranhão

 Em parceria, Embrapa e Governo do Estado lançam nova cultivar de arroz no Maranhão

Secretário Cláudio Azevedo e convidados na VII Abertura da Colheita do Maranhão

Nova cultivar de arroz desenvolvida principalmente para a Baixada Maranhense, a BRS MA 357, teve lançamento durante a VII Abertura da Colheita de Arroz Irrigado, na Fazenda Mamão, em Arari.

Após anos de pesquisa, a Embrapa e o Governo do Estado do Maranhão lançaram, no sábado (14), a nova cultivar de arroz desenvolvida principalmente para a Baixada Maranhense, a BRS MA 357. O lançamento, que aconteceu durante a VII Abertura da Colheita de Arroz Irrigado, na Fazenda Mamão, em Arari, contou com a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Cláudio Azevedo, que fez a entrega simbólica de 100 toneladas de sementes da nova cultivar a produtores maranhenses, ação que integra o programa Viva Sementes, desenvolvido pela Sagrima.
Também participaram do evento a diretora de Administração e Finanças da Embrapa de Brasília, Vânia Castiglioni, o empresário Benedito Mendes, o diretor regional da Camil Alimentos, André Ziglia – ambos realizadores do evento, o superintendente da Codevasf do Maranhão, João Batista Martins, o deputado federal Carlos Brandão, o prefeito de Arari, Djalma Melo, o chefe geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira, além de produtores, empresários, pesquisadores e secretários municipais.

A cultivar BRS -MA 357 proporciona uma planta de baixo porte – que evita o acamamento, alta produtividade e fácil manejo, e ainda voltada para pequenas áreas, facilitando o plantio dos agricultores familiares.

Por meio do Programa Viva Sementes, a Sagrima já distribuiu, nas últimas 3 safras, 5.700 toneladas de sementes de arroz, milho e feijão e 5.146 quilos de sementes de hortaliças e frutas. Para a safra 2013/2014 o órgão estadual já deu início a distribuição de mais 1.447 toneladas de sementes de arroz e milho, além de 773 quilos de sementes de frutas e hortaliças. “Essas sementes que compramos da Embrapa são adaptadas às condições do solo e clima do Maranhão”, enfatizou o secretário Cláudio Azevedo.

Também poderão utilizar essa nova cultivar os produtores que plantam em terras baixas, várzeas úmidas ou sob regime de irrigação. A BRS MA 357 tem uma estimativa de produtividade de 7 toneladas/hectare, bem acima do alcançado atualmente, que é de 5 a 6 toneladas.

A diretora da Embrapa, Vânia Castiglioni, ressaltou que o convênio assinado entre o Governo do Maranhão e a Embrapa resultou nessa pesquisa. “No entanto, não adianta gerar tecnologia se não houver inovação tecnológica no campo e não fazer a diferença na sociedade. Essa distribuição de sementes pela Sagrima é importante porque leva essa tecnologia aos agricultores”, elogiou Vânia Castiglioni.

 

O agricultor de Arari, Francisco de Sales Fernandes, foi um dos 3 produtores que receberam, simbolicamente, as sementes da cultivar BRS MA 357. “Ontem (sexta-feira, 13) eu participei do Dia de Campo e o que mais me chamou atenção foi a resistência da planta do arroz ao acamamento, a produtividade e a qualidade do grão”, contou ele. “Já recebi sementes da Sagrima nas safras anteriores e as sementes são de boa qualidade e nos ajudam bastante”, complementou o agricultor.

O lançamento da nova variedade de arroz faz parte das comemorações dos 40 anos da Embrapa, e está sendo promovido por cinco unidades da Empresa, em parceria com algumas instituições maranhenses, como a Sagrima, Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) e Agência de Pesquisa Agropecuária do Maranhão (Agerp).

 

Após o lançamento da nova variedade e da entrega simbólica das sementes, os participantes do evento foram até o campo e acompanharam a abertura da colheita na Fazenda Mamão.

Dia de Campo

Também em parceria com alguns órgãos, no dia anterior ao lançamento da BRSMA 357 (13 de dezembro), a Embrapa promoveu um “Dia de Campo” em Arari, que teve o objetivo de levar produtores e visitantes para uma visita à Fazenda Mamão, onde há uma vitrine da nova cultivar plantadas em uma área de aproximadamente 1.000 m².

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter