Emater aponta 14% de área plantada no RS

Dentre as zonas produtoras, a Fronteira Oeste é a que se encontra mais à frente, tendo em vista o regime pluviométrico, menos intenso na comparação com outras áreas.

Apesar do tempo bastante úmido, os produtores de arroz tratam
de avançar com o plantio no Rio Grande do Sul, semeando até esta semana 14% da área prevista e com 9% já germinados. Dentre as zonas produtoras, a Fronteira Oeste é a que se encontra mais à frente, tendo em vista o regime pluviométrico, menos intenso na comparação com outras áreas.

Fato a destacar, é o lento desenvolvimento inicial das plantas, prejudicado pela pouca insolação e por temperaturas mais baixas que o ideal. Em parte do Centro e em lavouras localizadas no Vale do Taquari e Caí, onde o sistema de plantio pré-germinado é bastante intenso, a dificuldade maior tem residido na retirada da água dos quadros, impossibilitando quase que totalmente a entrada de
máquinas nas lavouras.

Quanto à comercialização, apesar da boa demanda e dos estoques não muito elevados, as cotações seguem entre estáveis e pequenas baixas. Na semana, o preço médio estadual da saca de 50kg oscilou – 0,71% na comparação com a semana anterior, ficando em R$ 27,84.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter