Emater avalia lavouras em três cidades gaúchas

Em São Borja (RS), com uma área plantada de 41.880 ha, 33% da lavoura de arroz já foi colhida. Algumas lavouras apresentam um índice anormal de grãos quebrados.

Em São Borja (RS), com uma área plantada de 41.880 ha, 33% da lavoura de arroz já foi colhida, não se verificando prejuízos em
decorrência da estiagem no que se refere à produtividade. No entanto, algumas lavouras já colhidas apresentam um índice anormal de grãos quebrados, provavelmente em função das altas
temperaturas verificadas neste verão.

Em Cacequi , também no Rio Grande do Sul, (17.000 ha) as baixas temperaturas das madrugadas desta semana provocaram abortamento da floração, devendo acarretar queda de produtividade em algumas lavouras. De maneira geral, no entanto, a produtividade da cultura não deverá ser afetada pela estiagem.

Em São João do Polêsine (RS), as primeiras lavouras colhidas estão apresentando produtividades entre 100 e 140 sacos por hectare (5.000 a 7.000 kg/ha).

De acordo com a análise semanal da Emater, a colheita do arroz na regiçao central do estado inicia a segunda quinzena de março com uma situação privilegiada em relação às demais e alcança 11% da área colhida. O tempo seco tem auxiliado os orizicultores nos trabalhos de colheita, que começa a se intensificar neste mês.

As primeiras retiradas do produto vêm confirmando as expectativas iniciais de uma excelente safra tanto em volume como em qualidade. Os estágios da lavoura são 2% em desenvolvimento, 13% em floração, 38% em enchimento de grãos e 36% maduro e por colher.

Mesmo com a entrada de produto da nova safra, os preços continuam em patamares elevados em relação à média dos últimos anos. A variação semanal foi de menos 6,02%, mantendo, porém, uma valorização de 20,44% em relação ao mesmo período do ano passado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter