Emater confirma área mais de 1 milhão de hectares no RS

Novo levantamento de intenção de plantio da Emater/RS prevê 1,009 milhão de hectares de arroz no Rio Grande do Sul para a safra 2004/05.A queda é de 3,34% em relação à safra passada.

A Emater/RS-Ascar concluiu um novo levantamento com estimativas para a safra 2004/2005 de trigo, arroz e milho no Rio Grande do Sul. O segundo levantamento da Emater/RS-Ascar com relação ao arroz indica o cultivo de 1.009.119 hectares, com uma redução de 3,34% em relação à safra passada (1,044 milhão de hectares).

No primeiro levantamento, em outubro, a área estimada era 4,42% menor que a de 2003/2004. O percentual de arroz cultivado chega a 50% das lavouras. As lavouras germinadas (48%) se encontram em bom estado e não apresentam, até o momento, restrições ao desenvolvimento.

CLIMA

Ao fazer uma análise das projeções, o diretor técnico da Emater/RS-Ascar, agrônomo Ricardo Schwarz, cita o trabalho elaborado pelo Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado, observando que as previsões relativas às precipitações de chuvas para o final do ano são positivas, assim como em relação ao primeiro trimestre de 2005, período crucial para o desenvolvimento da agricultura gaúcha.

– Com base nas previsões de chuvas em bom volume, prognosticamos uma produção agrícola em 2004/2005 superior a 20 milhões de toneladas, afirma.

Schwarz constata que, aparentemente, está se confirmando a previsão dos institutos de meteorologia, que anunciaram o registro de chuvas um pouco acima do normal para o trimestre de outubro, novembro e dezembro, o que está ocorrendo. Já para o primeiro trimestre do ano que vem, os prognósticos apontam a presença do fenômeno climático El Niño, com chuva em quantidade maior do que o normal.

Na Fronteira-Oeste as chuvas foram ótimas para recuperação das barragens, o que permitirá o plantio de áreas que já eram dadas como destinadas ao cultivo de soja ou outra cultura. Em Santa Maria foi plantada 25% da área prevista de 8.900 ha. A queda no preço do arroz nas últimas semanas vem preocupando os orizicultores

Cerca de 20% das áreas gaúchas já estão plantadas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter