Emater demonstra etapas da cadeia produtiva do arroz
Exposição “Caminhos do Arroz” marcará a presença da Emater na abertura oficial da colheita.
Durante a 14ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Santa Vitória do Palmar, a Emater/RS – Ascar estará desenvolvendo atividades demonstrativas da cadeia produtiva do grão. O estande da empresa contará com a exposição “Caminhos do Arroz”, onde técnicos da extensão rural e da classificação e certificação vão expor métodos e técnicas de plantio e colheita, manejo de lavoura e classificação de produtos.
De acordo com o organizador do espaço, extensionista Paulo Rolan, a idéia é oportunizar ao produtor um maior contato com as novas tecnologias. “O agricultor poderá atualizar suas práticas e, com isso, melhorar sua produtividade”, salienta.
Além dos “Caminhos do Arroz”, a Emater/RS – Ascar vai promover oficinas de produção de papel com palha de arroz. Também estarão expostos trabalhos em palha de arroz e bambu, elaborados por artesãos da região.
Os extensionistas da Emater/RS – Ascar vão preparar, nesta sexta-feira 5, o jantar de abertura do evento. No cardápio, estão pratos típicos da culinária do arroz e também de carne ovina. De acordo com veterinário da Emater/RS – Ascar, João Paulo Garcia, o jantar será uma oportunidade de divulgar as potencialidades da produção agropecuária da região.
Classificação
No sábado, a Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar assinará dois contratos para prestação de serviços na classificação do arroz. Um deles é com a empresa Seara – Secagem e Depósito de Arroz Ltda., que atua na secagem e armazenagem e deve receber seis mil toneladas do grão nesta safra. O outro é com a Cooperativa dos Produtores de Leite da Zona Sul Ltda. (Sulleite), que deve receber 7,5 mil toneladas de arroz na safra atual, proveniente de 50% dos 58 produtores cooperativados.
As atividades da cooperativa envolvem a recepção, secagem e armazenagem de arroz em casca e o reaproveitamento de subprodutos do arroz na alimentação do gado leiteiro.