Emater e Embrapa Clima Temperado debatem o Programa Pró Etanol
No encontro foi debatida a possibilidade da promoção de um evento nacional, em Cristal, para debater a geração de biocombustíveis.
Durante o IX Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado, realizado entre os dias 11 e 14 de agosto, em Pelotas, os gerentes do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, Luís Miranda Godoy e Ronaldo Maciel, o extensionista Valdir Zonin e pesquisadores da Embrapa Clima Temperado estiveram reunidos para debater o futuro e as potencialidades do Programa Pró Etanol.
No encontro foi debatida a possibilidade da promoção de um evento nacional, em Cristal, para debater a geração de biocombustíveis.
Assim como foi aberta a possibilidade da realização de um painel com a temática no próximo Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado, já que o grão é uma das principais matérias primas do combustível.
Valdir Zonin salientou o excelente trabalho de pesquisa da Embrapa nas variedades de batata-doce e arroz gigante como base para o bicombustível. Foi tratada também a importância de uma boa orientação para os produtores que desejarem investir nessa possibilidade, tendo em vista que o preparo do solo e o plantio dessas culturas demandam alguns cuidados específicos.
O objetivo do projeto é que o Estado possa, em algum momento, se tornar autossuficiente em relação ao combustível, suprindo a demanda de 1,6 bilhões de litros por ano.