Emater/RS firma convênios para classificação de arroz
Durante a 14ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Santa Vitória do Palmar, a Divisão de Classificação e Certificação da Emater/RS – Ascar assinou convênio de prestação de serviços com a Cooperativa Sul Leite (Sul Leite) e a Seara Secagem e Depósito de Arroz Ltda.
Durante a 14ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Santa Vitória do Palmar, a Divisão de Classificação e Certificação da Emater/RS – Ascar assinou convênio de prestação de serviços com a Cooperativa Sul Leite (Sul Leite) e a Seara Secagem e Depósito de Arroz Ltda. Pela parceria, a Emater/RS-Ascar fornecerá um técnico para classificar o volume de arroz que as duas entidades receberão de seus associados.
Participaram da solenidade o presidente da Emater/RS – Ascar, Caio Tibério da Rocha; o gerente administrativo da Emater/RS – Ascar, Afonso Hamm; o prefeito municipal de Santa Vitória do Palmar, Altieres Terra de Carvalho; o presidente da Sul Leite, Otávio Pereira Souza, e o sócio-gerente da Seara, José Claudio Terra Teixeira.
O presidente da Emater/RS – Ascar falou da importância da pequena propriedade na diversificação das atividades agropecuárias. Segundo Rocha, a Emater/RS tem mais de 800 clientes na área de classificação, o que demonstra a credibilidade da empresa no setor. O prefeito de Santa Vitória, Altieres Terra de Carvalho, ressaltou a competência da Emater/RS. “A capacidade de mobilização da equipe da Emater foi de extrema importância para a organização desse evento, assim como nos demais eventos ligados à agricultura realizados na região”, salientou.
De acordo com o presidente da Cooperativa Sul Leite, a escolha da Emater/RS – Ascar para a classificação dos grãos se deu em decorrência da imparcialidade da empresa. “Mesmo sendo a entidade oficial na prestação de serviços para o Governo do Estado, a Emater/RS – Ascar é totalmente imparcial, o que passa maior segurança ao produtor”, avaliou.
A Cooperativa Sul Leite é composta de 58 cooperados e produz 150 mil sacas de arroz por ano, tendo como objetivo agregar valor ao produtor rural, conforme afirma Otávio Pereira Souza. Para a Seara, empresa com capacidade de armazenamento de 120 mil sacas de grãos, formar parceria com os serviços de classificação significa agregar maior credibilidade à empresa.
De acordo com o gerente, José Claudio Terra Teixeira, o conceito que a Emater tem junto à comunidade e, principalmente, ao produtor rural é o fator principal na decisão do convênio com a prestadora de serviços. Os serviços da Emater/RS – Ascar tem mais de 40 anos de experiência em classificação e certificação de produtos de origem vegetal e está presente nas principais cidades do Estado do Rio Grande do Sul.