Emater/RS indica semeadura de 35% da área a ser plantada no Rio Grande do Sul

Segundo a estatal, a curta semana sem chuvas permitiu o avanço do plantio em todas as regiões, mas a volta das chuvas mantém os contratempos para esta e outras operações de manejo.

O boletim semanal divulgado pela Emater/RS nesta quinta-feira indica que o plantio de arroz no Rio Grande do Sul evoluiu de forma satisfatória nesta última semana, impulsionado pelas boas
condições meteorológicas. Com o tempo mais seco, os produtores realizar as operações de plantio, fertilização e aplicação de herbicidas sem paralisações desde a quinta-feira, dia 23, até o dia 29.

No momento, a empresa de assistência técnica estadual indica que o percentual de plantio atinge 35% da área prevista para este ano. Apesar desse avanço, o percentual atingido ainda fica aquém da média verificada nos últimos anos. Embora a ausência de chuvas no período, a umidade presente no solo foi suficiente para uma boa germinação das sementes, fato que aliado à boa insolação favorece o bom desenvolvimento inicial das plantas, conferindo bom padrão às lavouras.

Analisando a comercialização, os técnicos da Emater/RS indicam que o preço da saca de 50 kg se manteve estável, valendo os mesmos R$ 35,74 da semana anterior, com baixa oferta pelos produtores, mais preocupados em concluírem a etapa de semeadura, e também da indústria, que tem dificuldades para repassar custos ao arroz beneficiado junto ao varejo.

1 Comentário

  • Análise mais sensata que a do IRGA, o qual falou que novembro será bom para o plantio só que no seu próprio site a previsão do tempo não diz isso.
    SOJA NA VÁRZEA NELES!!!

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter