Emater/RS informa que estado já colheu 10% da área semeada

Os rendimentos obtidos nestas primeiras lavouras têm ficado dentro do previsto, variando entre 7,5 mil kg/ha e 8 mil kg/ha, dependendo da região.

Em seu Boletim Semanal, a Emater/RS informa que a colheita de arroz, assim como as demais fases em que se encontram as lavouras, evoluiu de forma satisfatória durante a última semana para 10% da área contra 4% da semana passada, em que pese a ocorrência de chuvas acima da média para o período, registrada no Sul e no Sudoeste do Rio Grande do Sul.

Os rendimentos obtidos nestas primeiras lavouras têm ficado dentro do previsto, variando entre 7,5 mil kg/ha e 8 mil kg/ha, dependendo da região. A qualidade também não tem apresentado problemas, com a maioria das cargas girando ao redor dos 60% de grãos inteiros, como rendimento no engenho.

Nesse sentido, são relatados apenas casos pontuais de lotes com um percentual maior de grãos falhados, oriundos de lavouras que enfrentaram problemas relacionados com baixas temperaturas durante o período de floração.Ainda nesse quesito, cabe ressaltar que cerca de 28% das lavouras encontram-se em fase crítica quanto às baixas temperaturas, e a sua ocorrência poderá ter consequências prejudiciais ao rendimento das lavouras, bem como na qualidade do grão.

A cotação da saca de 50 kg teve nova desvalorização durante a semana (-1,72%), chegando a R$ 32,64 quando pagos diretamente ao produtor. A atual cotação situa-se praticamente dentro da média dos últimos anos, porém, ainda vantajosa se comparada com a do ano passado nesta mesma época.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter