Emater-RS vê comercialização estabilizada no RS
Comercialização manteve-se praticamente nos mesmos patamares, segundo a Emater-RS. Preocupa o fato dos mananciais da Campanha e da Zona Sul ainda não terem se recuperado.
Semana sem modificações no que tange à comercialização do
arroz no Rio Grande do Sul, com preços oscilando entre os mesmos intervalos verificados há semanas. Apenas o preço médio teve uma pequena alteração (-0,30%), sendo cotado a R$ 19,68 a saca de 50 kg, contra os R$ 19,74 praticados na semana passada. O cenário continua trazendo preocupações aos orizicultores.
Enquanto aguardam por ações governamentais mais efetivas no sentido de “enxugar” o mercado, poucos são os que iniciam os primeiros trabalhos visando à próxima safra, apenas aqueles que utilizam o sistema de plantio pré-germinado parecem se movimentar, porém em um ritmo bastante lento. Em várias zonas produtoras, a sensação é de uma possível redução de área para o próximo ciclo.
Segundo o Escritório Regional da Região da Campanha (Bagé), nos municípios de Hulha Negra, Candiota e Aceguá, as barragens necessitam uma quantidade maior de chuva para atingirem os níveis considerados normais para esta época do ano. A mesma situação é reportada pelo Regional de Pelotas para alguns municípios vizinhos, onde a baixa incidência de chuvas vem diminuindo o nível dos mananciais e barragens.


