Embrapa Amazônia Oriental lança nova cultivar de arroz para várzea

A variedade é recomendada para o estado do Pará, e também para Piauí, Roraima, Tocantins e Goiás.

A Embrapa Amazônia Oriental, de Belém, PA, lançou nesta sexta-feira (22/01) uma nova cultivar de arroz de várzea, a BRS Tropical. Ao todo foram 15 anos de pesquisa até se chegar nos resultados que permitem a recomendação da adoção da tecnologia.

A variedade é recomendada para o estado do Pará, e também para Piauí, Roraima, Tocantins e Goiás. O material foi desenvolvido ao longo dos anos por pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão, localizada em Goiás, em parceria com os centros de pesquisa da instituição com experimentos nos locais para onde está sendo recomendada.

“Mas, no Pará, sua importância se agiganta, porque estamos na região do estuário amazônico, com 3 milhões de hectares de várzea potencialmente produtivos mas subaproveitados para esse tipo de plantio, típico da agricultura familiar”, afirma o engenheiro agrônomo Altevir de Matos Lopes, pesquisador recém-aposentado da Embrapa, atualmente consultor da Funagri -Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Agropecuário e Florestal da Amazônia.

O Pará é o quinto produtor nacional de arroz, com 350 mil toneladas anuais (volume que representa a metade do que a sua população consome). Em primeiro lugar está o Rio Grande do Sul. “Porém, enquanto lá só se planta em várzea e em toda a área de várzea que o estado possui, cerca de um milhão de hectares, toda a área plantada com arroz no Pará é de somente 200 mil hectares, a maioria com arroz de terra firme. Deste total, menos de 5% é produzido na várzea”, diz o consultor.

1 Comentário

  • SOU PRODUTOR SEMENTE PARSEIRO DA EMBRAPA ACHO O ORGON
    MAIS COMPETENTE DO GOVERNO,MAIS DEDICADOS QUE MERECEN UM
    RESPALDO ABSOLUTO UM CENTRO DE PESQUISA AVANÇADO QUE SE
    PREOCUPA COM O CIDADÃO BRASILEIRO EM DESEMVOLVER CULTIVA-
    RES PRODUTIVAS E RESISTENTES ACHO Q O BRS TROPICAL VEIO
    PRA FICAR PARABENS A TODOS OS PESQUISADORES DA EMBRAPA
    E MUITO SUCESSO A TODOS

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter