Embrapa aposta nas variedades na 17a Abertura
Vitrine Tecnológica terá unidades demonstrativas (UD´s) de quatro variedades de arroz irrigado.
Por ocasião da 17a Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá de dois a quatro de março em São Gabriel (RS), a Embrapa Clima Temperado apresentará Unidades Demonstrativas das cultivares de arroz irrigado BRS Atalanta, BRS Querência, BRS 7 Taim” e BRS Pelota, com especial destaque para as duas primeiras, lançadas em 2002 e 2005, respectivamente. Segundo o pesquisador José Alberto Petrini, esta demonstração tecnológica pretende salientar ao produtor de arroz o trabalho desenvolvido pela Embrapa no melhoramento genético e sobre a importância da regionalização de cultivares de arroz irrigado para o RS. Na vitrine tecnológica será destacado, ainda, o manejo racional da cultura do arroz (Projeto Marca).
ATALANTA – A cultivar BRS Atalanta apresenta ciclo superprecoce, ao redor de 100 dias da emergência até a completa maturação, plantas sadias e vigorosas, excelente produtividade e qualidade de grãos. Entre outras vantagens, também pode ser utilizada para o uso racional de água de irrigação (redução de até 30 dias no tempo de uso da água). É a melhor dentre as cultivares quanto ao ataque da bicheira-da-raiz, pois mostra ótimo grau de resistência a esta praga. Ainda segundo Petrini, devido à característica de ciclo, a variedade permite maior flexibilidade quanto à época de semeadura.
QUERÊNCIA – A cultivar BRS Querência tem ciclo precoce, ao redor de 110 dias da emergência até a completa maturação. Apresenta alto vigor das plantas, colmos fortes, sistema radicular bem desenvolvido, panículas longas e elevado número de grãos/panícula. Isso tem reflexo direto na produtividade de grãos. Tem alta qualidade industrial e culinária.
TAIM – A cultivar BRS 7 “Taim”, apresenta ciclo médio, 125 a 130 dias da emergência até a completa maturação, excelente adaptação às condições ambientais da Depressão Central e Fronteira Oeste. Destaca-se pelo alto potencial produtivo e de reação às doenças do arroz irrigado.
PELOTA – A cultivar BRS Pelota apresenta ciclo de 125 a 130 dias da emergência a completa maturação. Tem se destacado nas regiões da Campanha e Litoral Sul do Rio Grande do Sul pela alta produtividade sob manejo indicado no Projeto Marca.