Embrapa apresenta arroz híbrido na Fenarroz

A alta produtividade, os grãos com bom padrão comercial e o elevado rendimento no beneficiamento são as principais qualidades da espécie, cujo cultivo é indicado para o Rio Grande do Sul.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento da França (Cirad) irão apresentar a cultivar de arroz híbrido na próxima segunda-feira (24), às 14 horas, no auditório do Centro de Tradições Gaúchas José Bonifácio de Gomes, em Cachoeira do Sul/RS. O lançamento faz parte das atividades da 16ª Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), que acontece de 22 a 30 de maio.

A nova variedade se destina ao plantio irrigado na região subtropical. O desenvolvimento da cultivar teve início em 1985, quando a Embrapa estabeleceu parceria com o Cirad. Naquele ano, especialistas em genética e qualidade de grãos, dentre outros, iniciaram o uso das linhagens do programa de melhoramento convencional para a geração dos híbridos.

A alta produtividade, os grãos com bom padrão comercial e o elevado rendimento no beneficiamento são as principais qualidades da espécie, cujo cultivo é indicado para o Rio Grande do Sul. As sementes estarão disponíveis aos agricultores já para o plantio da próxima safra de verão 2010/11.

Genética – O arroz híbrido é obtido pelo cruzamento de duas linhagens, o que resulta em uma semente com maior capacidade produtiva. Mais informações sobre a nova variedade podem ser obtidas na Embrapa Transferência de Tecnologia (Escritório de Negócios de Capão do Leão/RS), no telefone (53) 3275-9291. (Sophia Gebrim, com informações da Embrapa)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter