Embrapa apresenta novas cultivares no MT

Produtores conhecem na prática resultados de pesquisas de novas linhagens de arroz e soja para o Nortão.

Cerca de 70 pessoas, entre produtores, técnicos agrícolas e engenheiros, participaram terça-feira do lançamento de novas linhagens de arroz da Embrapa em Sinop, no Mato Grosso. Os trabalhos são resultados de pesquisas desenvolvidas pela empresa em parceria com a Empaer e Prefeitura local.

“Foi um número bom de participantes, embora esperávamos mais, mas como hoje o sol apareceu os produtores tiveram mais é que ir para as lavouras e aproveitar para colher. Então foi um número muito bom de pessoas que acompanharam e vieram conhecer estas novas variedades”, avaliou o secretário de Agricultura, Amadeu Rampazzo Júnior.

As variedades são resultado de pesquisas desenvolvidas no campo experimental da Prefeitura há 8 anos, onde 800 linhagens estão em fase de experiência. As variedades apresentadas são: BRS Soberana – que há dois anos vem sendo cultivada por produtores da região -, BRS Curinga e BRS Colosso. Os produtores participaram de palestras sobre as novas cultivares e manejo depois viram na prática os resultados das plantas.

Para o gerente da Embrapa de Rondonópolis, Valter Peters, que acompanha os trabalhos em Sinop, o objetivo das pesquisas é oferecer ao produtor variedades que se adaptem ao solo e clima da região. “Estas variedades são resultados de cruzamentos de várias outras. Isso nos ajuda ver o que melhor se desenvolve, com produtividade e também nos aponta os problemas que podem acontecer. Então até chegarmos a este resultado e lançar para o produtor são anos de pesquisa e avaliação”, explicou.

“Para isso estamos aqui hoje mostrando estas novas linhagens que estarão no mercado já a partir do próxima safra, como é o caso do Colosso (arroz), para que o produtor tenha algo que traga resultados para ele, que dê uma boa produtividade”, ressaltou.

Os trabalhos foram acompanhados de perto pelo técnico da Empaer Vanderlei Conceição Araújo. Segundo ele, realizar as pesquisas – desenvolvimento da variedade em solo da região – significa produto de qualidade. “Esses ensaios, inclusive, estão plantados dentro da tecnologia que o produtor tem hoje. Aquilo que o produtor faz, fazemos também dentro do ensaio. Isso é garantia do desenvolvimento da variedade na região”, destacou. “Estamos fazendo toda a seleção, com isso teremos a vantagem de um produto seguro que se desenvolveu em solo da região e mais rápido para o produtor com menos tempo de trabalho”, avaliou.

Apesar de algumas variedades ainda não estarem à disposição do produtor no mercado a Empaer vai dar toda assistência necessária. “A Empaer é uma parceira do produtor. Estamos trabalhando junto com a Embrapa e estaremos aí para auxiliar e orientar aos produtores naquilo que eles precisam”, garantiu a gerente regional da Empaer em Sinop, Selma Rodrigues de Moraes Prado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter