Embrapa Clima Temperado mostra suas tecnologias em arroz
Serão realizados nove dias de campo para apresentação das tecnologias da Embrapa para arroz irrigado .
A Embrapa Clima Temperado, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, iniciou ontem, uma série de nove dias de campo na cultura do arroz irrigado, nas principais regiões produtoras do cereal no Rio Grande do Sul. O evento de ontem foi no município de Alegrete e a área experimental utilizou a cultivar Querência, além de vitrine de outras cultivares e ensaios com o elemento fósforo.
Os dias de campo também servem como estratégia demonstrativa do projeto de Manejo Racional da Cultura do Arroz Irrigado (Marca), idealizado e conduzido nos últimos três anos pelos técnicos da Embrapa Clima Temperado na pesquisa orizícola do Sul do Brasil. A expectativa dos organizadores é de que cada um dos nove dias de campo planejados reuna em torno de 200 produtores, técnicos, extensionistas, estudantes e outros interessados.
Todos os dias de campo se iniciam a partir das 9h. Na próxima semana, haverá dois dias de campo em Dom Pedrito, na terça e sexta-feira, com demonstração do arroz Querência e vitrine de cultivares. Em Rosário do Sul, o dia de campo será na quarta-feira.
O ciclo de trabalho se completa na Fronteira-Oeste do estado, quando a Embrapa Clima Temperado participa, de 3 a 5 de março, em Itaqui, da abertura oficial da colheita de arroz, safra 2005/2006. A empresa apresenta a cultivar Taim e, em área paralela, o projeto Marca e sorgo e milho em taipas.
Na Zona Sul, estão programados três dias de campo. Em Pelotas/Capão do Leão, o evento institucional ocorre junto à Estação Terras Baixas, no dia 15 de março. Em Santa Vitória do Palmar o evento ocorre na terça-feira e Arroio Grande, no dia 24 de março. Para encerrar o ciclo, será realizado dia de campo em Glorinha, (região produtora da Grande Porto Alegre), no dia 28 de março, onde a área do projeto Marca utiliza a cultivar Taim.