Embrapa Clima Temperado sedia 2ª Reunião da Produção Integrada do Arroz
De acordo com a pesquisadora e presidente da comissão Maria Laura Mattos, a pesquisa está contribuindo para a finalização dos documentos oficiais.
A comissão técnica da Produção Integrada do Arroz – PIA, reúne-se pela segunda vez neste ano para tratar sobre a validação da grade dos agroquímicos e a normativa sobre o seu uso. Na última quarta-feira (17), no auditório da Sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, estiveram presentes representantes da Abiarroz, Epagri/SC, Associação de Produção de Sementes do RS (Acpsa), Sindicato dos Beneficiadores de Arroz de Tocantis (Sindiato)/TO, Sindicato da Indústria dao Arroz (Sindarroz)/SC e do Sindicato Rural de Mostardas/RS.
Participaram também integrantes da unidade de pesquisas da Embrapa Arroz e Feijão, de Goiânia/GO, e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
De acordo com a pesquisadora e presidente da comissão Maria Laura Mattos, a pesquisa está contribuindo para a finalização dos documentos oficiais. O supervisor do Mapa, Marcelo Freitas, vê a importância do mercado interno para o consumidor brasileiro por que ele vai consumir um produto de qualidade e com menor teor de agroquímicos do que na produção convencional.
"Para o produtor, o custo será menor na hora da aplicação. A intenção é usar cada vez menos agrotóxicos", confirmou. Ele explicou ainda, que para o mercado externo, exigente quanto a qualidade dos produtos, o PIA vem a atender a produção de alimentos seguros. "É necessário que se tenha uma normatização para que os produtores sejam orientados e sigam uma diretriz, fugindo da pressão das empresas de agroquímicos", destacou.
1 Comentário
Bom dia.
Preciso saber como fazer as inscrições para lV sinposio nos dias 7 e 8 de maio em santa mari