Embrapa faz dia de campo em Capão do Leão
Programação dará ênfase ao Projeto Marca, que idealiza uma lavoura para alta produtividade.
A Embrapa Clima Temperado, vinculada ao Ministério da Agricultura,Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Embrapa Transferência de Tecnologia e a FMC Química do Brasil, realizará na sexta-feira 4 um dia de campo sobre arroz irrigado e culturas alternativas em várzeas. O evento técnico terá por local a Estação Experimental Terras Baixas, junto ao Campus Universitário, no município do Capão do Leão.
O objetivo do dia de campo é levar ao conhecimento de produtores e profissionais de instituições públicas e privadas a importância do manejo racional e integrado das tecnologias utilizadas em arroz e sistemas alternativos. O encontro dará ênfase ao trabalho de pesquisa e desenvolvimento que vem sendo feito através do Programa ‘Marca’, que significa Manejo Racional da Cultura do Arroz Irrigado.
Após a recepção e inscrição, das 8h30min às 9h, na área experimental da ETB, a parte da manhã será dedicada, em oito estações , aos temas de arroz irrigado, representados por fatores agroclimatológicos, manejo do nitrogênio, manejo racional do pré-germinado, controle de plantas daninhas, estratégia de tratamento de sementes, resíduos de agrotóxicos,novas cultivares e linhagens promissoras e projeto ‘Marca’.
Após o almoço, a parte da tarde será destinada aos temas das culturas alternativas em várzeas: fosfatos naturais; milho e soja em sistema sulco/camalhão, em área sistematizada; inovações tecnológicas-manejo de nitrogênio na cultura do milho; resíduo de atrazina na cultura do milho; cultivares de milho; controle de Spodoptera em milho e sistema de camalhão de base larga. Uma equipe de mais de 20 pesquisadores da Embrapa Clima Temperado estará diretamente envolvida no evento. O encerramento está previsto para às 17h.