Embrapa lança a Árvore do Conhecimento para a cultura do arro

A Árvore do Conhecimento do Arroz é primeira da série de doze novas árvores que as unidades de pesquisa, em conjunto com a Embrapa Informação Tecnológica e a Embrapa Informática Agropecuária, vão disponibilizar na web, por meio do endereço eletrônico.

Já está no ar a mais nova Árvore do Conhecimento da Agência de Informação Embrapa, exclusivamente destinada à cadeia produtiva do arroz. O conteúdo, organizado por cerca de sessenta pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) e da Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), faz parte da estratégia de ação resultante da parceria entre a Embrapa e o Programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As consultas podem ser feitas por meio do endereço www.embrapa.br/agencia.

A proposta é intensificar o acesso de informações científicas, principalmente para extensionistas, principais responsáveis por facilitar o desenvolvimento das atividades agrícolas e orientar o homem do campo sobre as práticas mais adequadas de cultivo. O arroz é um dos temas considerados prioritários pelo programa do Governo Federal, definido em função das metas de ampliação da segurança alimentar e nutricional da população, aliadas à inclusão econômica e social.

A Árvore do Conhecimento do Arroz é primeira da série de doze novas árvores que as unidades de pesquisa, em conjunto com a Embrapa Informação Tecnológica e a Embrapa Informática Agropecuária, vão disponibilizar na web, por meio do endereço eletrônico. Os temas selecionados são milho, caprinos de leite, ovinos de corte, uva, maçã, tomate, mandioca, café, suínos, frango de corte, feijão caupi e caju.

Segundo o editor técnico da nova árvore, Alberto Baeta dos Santos, da Embrapa Arroz e Feijão, a preocupação da equipe foi reunir informações validadas sobre todas as etapas da cadeia produtiva do arroz, incluindo as principais tecnologias desenvolvidas para esse sistema de cultivo. "É possível encontrar o detalhamento das fases de pré-produção, produção e pós-produção, incluindo aspectos socioeconômicos", explica. "O enfoque dado valorizou sistemas de plantio direto, adubação, aplicação de herbicidas, publicações – tudo organizado de maneira clara e prática, para que não haja dificuldade de adoção no campo".

Baeta lembra que, a partir do conteúdo publicado, também será possível ao produtor adequar as práticas de cultivo, orientadas às características e necessidades, com base na manutenção da produtividade, e ainda se atualizar em temas como redução do uso de agrotóxicos e segurança do trabalhador. O arroz, considerado um dos alimentos com melhor balanceamento nutricional, é uma cultura facilmente adaptável a diferentes condições de solo e clima e com maior potencial de aumento de produção.

NAVEGAÇÃO FÁCIL

A Árvore do Conhecimento do Arroz pode ser consultada de maneira muito simples. A navegação é feita por meio de uma estrutura ramificada em forma de árvore hiperbólica (forma gráfica), por hipertexto (que permite a exibição do conteúdo do nó ou subnó, bem como o acesso às pastas de documentos) ou ainda pelo serviço de busca comumente usado em outras ferramentas de consulta.

A Agência de Informação Embrapa, onde estão localizadas as Árvores do Conhecimento, é um sistema web que ajuda a organizar, tratar, armazenar e divulgar a informação tecnológica e o conhecimento gerados pelas unidades de pesquisa e instituições parceiras. Atualmente, estão disponíveis dez árvores diferentes, divididas em Cultivos (banana, feijão, cana-de-açúcar, manga e trigo), Criações (agronegócio do leite) e Temáticas (agricultura e meio ambiente, bioma Cerrado, espécies arbóreas da Amazônia e reprodução animal).

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter