Embrapa lança arroz BRS Sinuelo CL na Abertura da Colheita
Variedade, que permite o controle da praga do arroz vermelho, foi apresentada em Camaquã. É a primeira cultivar da Embrapa resistente ao herbicida Only.
A Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) lançou nesta quinta-feira, 24 de fevereiro, a cultivar de arroz BRS Sinuelo CL, primeira variedade desenvolvida pela empresa resistente ao herbicida Only, o que garante o controle da praga do arroz vermelho, uma das principais preocupações dos arrozeiros gaúchos.
O lançamento do novo produto foi feito em conjunto com a Basf, empresa química parceira da Embrapa no desenvolvimento da cultivar, durante a 21° Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Camaquã (RS).
A BRS Sinuelo CL é fruto de dez anos de pesquisa e é especialmente adaptada às regiões orizícolas do Rio Grande do Sul. A cultivar é o primeiro produto desenvolvido pela Embrapa destinado ao sistema Clearfield.
Neste modelo, o arroz está preparado para receber doses do herbicida Only, que ataca a praga conhecida como arroz vermelho e preserva as plantas produtoras. “A BRS Sinuelo vem da busca por preencher a lacuna existente no setor arrozeiro de haver poucas variedades disponíveis para o sistema Clearfield, que, além de tudo, ainda não contava com uma variedade de ciclo médio”, expôs o pesquisador Ariano Magalhães Jr., responsável pela apresentação da cultivar.
A variedade possui ciclo de 130 dias (contra cerca de 115 nas de ciclo precoce), o que resulta em melhores afinamentos, produtividade e capacidade de recuperação. Resistente ao degrane natural, a BRS Sinuelo CL também ganha destaque por apresentar alta qualidade culinária, reação à toxidez de ferro e porte moderno e ereto chegando à estatura de 96 centímetros.
Na questão da produtividade, os testes de campo feitos nas seis principais regiões orizícolas do Rio Grande do Sul apontam para uma média de 8,3 mil kg/ha. “O lançamento mostra o compromisso da Embrapa ao longo dos últimos 37 anos junto à cadeia produtiva do arroz”, avalia o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon.
Para Airton Leites, gerente de projetos da Basf, Airton Leites, “o momento é de a gente colher o fruto da parceria entre Basf e Embrapa. Isto mostra que uma parceria público-privada pode acontecer sim, e com ganhos para a cadeia do arroz”.
A BRS Sinuelo CL vai estar disponível para os produtores rurais já na safra 2011-2012. Atualmente, 13 parceiros licenciados pela Embrapa estão produzindo as sementes da cultivar em uma área total de 800 hectares.
3 Comentários
Aprecio o trabalho da Embrapa, sou produtora de arroz no estado de SP- Vale do Paraíba e gostaria de saber qual o parceiro mais próximo em SP para a aquisição desta semente.
Gostei da noticia. Como posso fazer para adquirir essa nova variedade? Gostaria de experimentar.
Boa tarde Ana Claudia, vc produz arroz irrigado com plantio no seco ou pré germinado?