Embrapa lança cultivar de arroz de várzea BRS Tropical
O objetivo é divulgar a nova cultivar de arroz e proporcionar à comunidade rural a oportunidade de ver uma unidade de demonstração do sistema de produção sustentável de arroz em área de várzea do rio Guamá.
A partir desta sexta-feira (22), a produção de arroz no Estado do Pará conta com a nova cultivar de arroz de várzea BRS Tropical, indicada para a região tropical, que será lançada às 8h, na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém. O evento prosseguirá no campo experimental da instituição.
O objetivo é divulgar a nova cultivar de arroz e proporcionar à comunidade rural a oportunidade de ver uma unidade de demonstração do sistema de produção sustentável de arroz em área de várzea do rio Guamá.
O arroz é um importante produto para a economia do Estado. "A maior parte da produção do Pará é de terra firme, enquanto apenas 5% vêm da produção em área de várzea", informou o pesquisador aposentado da Embrapa, Altevir Lopes, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da cultivar. Hoje, a área cultivada de arroz em terra firme no Pará é de 280 mil hectares. Porém, o estuário amazônico apresenta 3 milhões de hectares como área potencial para a produção de arroz em várzea.
"Ao lado da riqueza do solo, do acréscimo periódico da fertilidade pelas águas de inundação e das condições climáticas ideais, há ainda a possibilidade de serem produzidas duas safras por ano", explicou Altevir Lopes.
Qualidade – A cultivar BRS Tropical apresenta uma produtividade média de 6 mil quilos por hectare, boa tolerância às doenças, ciclo de vida de 110 dias, altura média de 1 metro e excelente qualidade dos grãos. Além disso, o sistema de produção da nova tecnologia permite ao produtor cultivar e permanecer na mesma área, ano após ano, sem necessidade de novas derrubadas de área de mata.
Participarão do lançamento Paulo Rangel, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão (Goiás), produtores rurais e representantes de associações e instituições públicas e privadas.
Mais informações podem ser obtidas na Área de Comunicação Empresarial – fones (91) 3204-1060 / 1152 / 1200 / (91) 9112-4688, ou na própria Embrapa, na Travessa Dr. Enéas Pinheiro, s/n, bairro do Marco.