Embrapa lança cultivares no dia de campo da APA-MT

BRSMG Curinga e BRS Sertaneja são atrações da Embrapa no dia de campo da APA-MT.

O dia de campo do arroz, promovido anualmente pela Associação dos Produtores de Arroz do Mato Grosso (APA-MT) promete novidades. O evento que acontecerá no próximo dia 31, no Centro de Pesquisas da AgroNorte, em Sinop, terá como uma das atrações o lançamento de dois novos cultivares de arroz desenvolvidos pela Embrapa Arroz e Feijão (Goiás) para o ambiente de terras altas.

Os cultivares BRSMG Curinga – desenvolvido em parceria com a Epamig – e o BRS Sertaneja, serão lançados para os produtores do nortão do Mato Grosso.

Segundo agrônomo do Escritório de Negócios e Transferência de Tecnologias (SNT) da Embrapa no Mato Grosso, Valter José Peters, as duas variedades recém lançadas estão confirmando no campo as características apresentadas nas redes de experimentação da empresa de pesquisas agropecuárias.

O agrônomo explica que a BRSMG Curinga apresenta alta estabilidade de produção, com ampla adaptação aos ambientes de cultivo de arroz de sequeiro no Brasil. É indicada para plantio nos seguintes Estados: Minas Gerais; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; Goiás; Tocantins; Piauí; Maranhão; Pará; Amazonas e Rondônia.

Frisa ainda que, embora a variedade Curinga se caracterize como uma cultivar moderna, com folhas eretas e porte baixo, semelhante ao arroz irrigado, apresenta resistência a seca, e alto potencial produtivo.

Destaca ainda como características importantes da cultivar o ciclo médio – 110 a 115 dias -; resistência ao acamamento ; grão longo-fino; rendimento de até 70,3% no beneficiamento e rendimento de grãos inteiros de 58,2%.
É um produto de boa qualidade culinária, com grãos soltos e macios após o cozimento, pois apresentam teor de amilose e gelatinização intermediários.

A cultivar BRSMG Curinga é multiplicada por produtores de sementes licenciados pela Embrapa já há dois anos. Segundo dados da Embrapa, este cultivar posiciona-se no mercado como sucessora do Cirad 141, por seu comportamento e características agronômicas similiar, com a vantagem de ter grãos de qualidade superior.

SERTANEJA

BRS Sertaneja é um cultivar de porte moderno, com folhas eretas, de ciclo curto, semelhante ao BRS Primavera, com uma produtividade ligeiramente superior.

– É resistente ao acamamento e apresenta bom perfilhamento, com boa resistência ao brusone – afirma Peters.

Os grãos são longo-finos, semelhantes aos do cultivar Primavera, referência de qualidade na cultura no Centro-Oeste. O cultivar BRS Sertaneja, por estas características, apresenta-se ao mercado como alternativa a variedade Primavera, principalmente por ser mais rústico e resistente ao acamamento. A expectativa da Embrapa Arroz e Feijão, que realiza as observações finais de comportamento desta variedade em diversas regiões, é disponibilizar sementes básicas para multiplicação no próximo ano agrícola.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter