Embrapa lança livro sobre agronegócio do arroz

Livro que descreve o sistema de produção de arroz em terras altas é o resultado de uma pesquisa conjunta da Embrapa, do Cirad e do Cepea/Esalq-USP.

A Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) lançou o livro “Desenvolvimento tecnológico e dinâmica da produção do arroz de terras altas no Brasil” (118 páginas, R$ 15,00). A obra se originou de uma pesquisa realizada pela Embrapa, Centro de Cooperação Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento da Agricultura (Cirad) e Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

A publicação discorre sobre sistemas produtivos de arroz no Mato Grosso, avaliação de impactos ocasionados por inovações tecnológicas, estudo de preços e margens de comercialização e diagnóstico das características do arroz no mercado internacional.

Sob a edição de Carlos Magri Ferreira, Ivan Sergio Freire de Sousa e Patricio Méndez del Villar, o livro constata, segundo prefácio, que o papel preponderante do arroz de terras altas ainda é o de cultivo pioneiro em áreas recém-desmatadas, apesar de seu potencial de inserção nos sistemas de produção de grãos do cerrado. E ainda, do ponto de vista do agricultor, continua a existir insegurança quanto à comercialização do produto.

Há na publicação um capítulo sobre a presença do arroz brasileiro no mercado internacional. São discutidos alguns obstáculos à exportação, enfatizando a questão da melhoria da qualidade do produto, aumento da produção, elaboração de políticas públicas específicas e dinamização interna da cadeia produtiva.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter