Embrapa lança variedade de arroz especialmente para o Maranhão
A novidade, chamada BRSMA 357, tem características adequadas principalmente à Baixada Maranhense, importante área de cultivo do Estado.
A novidade, chamada BRSMA 357, tem características adequadas principalmente à Baixada Maranhense, importante área de cultivo do Estado.
Segundo a Embrapa, a variedade foi desenvolvida para o cultivo em áreas de várzea úmida ou com uso de irrigação.
"Ela é adequada para o segmento da agricultura familiar do Maranhão, e tem características que atendem às exigências do consumidor, que é o arroz do tipo agulhinha, de fácil cozimento", disse o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Cocais, Valdemício Ferreira de Sousa.
Atualmente, o Maranhão planta cultivares de arroz irrigado vindas de outros Estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
"Essas variedades têm problemas de adaptação às condições da Baixada Maranhense e, por isso, a BRSMA 357 surge como uma alternativa para o produtor", afirma Sousa.
Para chegar ao lançamento, a Embrapa trabalhou por cerca de uma década no desenvolvimento da nova variedade.
A pesquisa fez cruzamentos de linhagens de plantas do arroz lajeado –de ciclo longo e utilizado há mais de 40 anos na Baixada Maranhense— e de arroz do tipo agulhinha.
Além de ser mais resistentente que a doenças que o arroz lajeado, de acordo com a Embrapa, a BRSMA 357 tem ciclo ainda mais longo, de 140 dias entre a plantação e a colheita, prazo que cobre quase todo o período de chuvas na região.
Com isso, segundo Sousa, o produtor precisará utilizar menos as estruturas de secagem e armazenagem da propriedade.