Embrapa Roraima apresenta resultados de pesquisas em arroz e soja

Pesquisas sobre arroz e soja em Roraima são apresentadas em eventos nacionais .

Resultados de pesquisas e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Roraima para o cultivo de soja nos cerrados, arroz irrigado em várzea e arroz sequeiro em terras altas, no estado de Roraima, serão apresentados em quatro grandes eventos nacionais durante este mês. Os pesquisadores da Embrapa Roraima, Roberto Dantas, Antônio Carlos Cordeiro e Aloisio Vilarinho desenvolveram trabalhos com o objetivo de avaliar os efeitos de diferentes doses de potássio e de calcário, bem como suas interações, sobre a produtividade de grãos de arroz.

Os resultados do estudo mostraram que, em solo de várzeas de segundo ano de cultivo, corrigidos com uma tonelada de calcário por hectare, os níveis crescentes de potássio aumentam a produtividade de grãos de arroz, enquanto em áreas de sexto ano de cultivo a produtividade não é influenciada pelos níveis de potássio nem pela aplicação de calcário.

Dantas apresentou este e outros resultados com pesquisas de arroz no 4º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado e 26ª Reunião da Cultura do Arroz Irrigado, que encerra hoje (12), em Santa Maria (RS).

Essas informações também serão apresentadas aos produtores locais, em dia de campo, e podem auxiliar os produtores de arroz em Roraima a reduzir os custos e aumentar a produtividade. O arroz irrigado é um dos produtos mais importantes do setor agrícola em Roraima. Ocupa atualmente cerca de 18 mil hectares, com produção em torno de 112 mil toneladas de arroz em casca, abastecendo o mercado local e parte do mercado do norte do Brasil.

O pesquisador Antonio Carlos Cordeiro participa da Reunião Técnica de Melhoramento de Arroz, em Goiânia (GO), de 22 a 26 de agosto, ocasião em que serão discutidos os resultados do ano relacionados ao desenvolvimento de variedades de arroz com melhor resistência a doenças e maior produtividade e o planejamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em arroz para o próximo ano. Nesta reunião, a Embrapa Roraima, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estará propondo o lançamento de duas novas cultivares para o ano de 2006, sendo uma de arroz para as condições de terras altas e outra para as condições de várzea.

Outros trabalhos da Embrapa Roraima, sobre pesquisas com soja nos cerrados do Estado e relativos a soja verde e centrosema, serão levados para discussão na 27ª Reunião Anual de Pesquisa de Soja, a ser realizada em Cornélio Procópio (PR) nos dias 17 e 18 e também serão apresentados no 14º Congresso Brasileiro de Sementes, o evento mais representativo do agronegócio semente, que acontece de 22 a 26 em Foz do Iguaçu (RS).

Na 27ª Reunião Anual de Pesquisa de Soja são esperados mais de 500 participantes e na ocasião serão analisados os resultados dos trabalhos científicos que podem alterar a recomendação de pesquisa para a soja na região central do Brasil. Os trabalhos sobre soja apresentados pela Embrapa Roraima foram desenvolvidos pelos pesquisadores Oscar Smiderle, Vicente Gianluppi e Aloisio Vilarinho.

Smiderle vai expor os resultados sobre a performance produtiva de materiais em teste e de cultivares lançadas em outras regiões com possibilidade de adaptação para o cerrado de Roraima. Com estes resultados de pesquisa espera-se contribuir para ampliar as opções de cultivares de soja no Estado.

Também estão sendo apresentados os resultados obtidos no sistema de plantio direto sobre capim nativo e a utilização de adubação com fontes de fósforo e manejo de potássio, juntamente com aplicação ou não de nitrogênio e enxofre, em cobertura.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter