Emirados Árabes Unidos se preparam para a segunda execução do projeto local de cultivo de arroz
A fase piloto rendeu 763 kg de arroz por 1.000 metros quadrados de terra em Al Dhaid, Sharjah e a colheita bem-sucedida dará origem a nova etapa do projeto.
Os preparativos estão em andamento para o lançamento da segunda fase experimental de um projeto histórico de cultivo de arroz nos Emirados Árabes Unidos, após uma primeira colheita bem-sucedida em junho, anunciaram as autoridades no domingo.
Em sua primeira fase, de novembro de 2019 a maio de 2020, o projeto obteve sucesso no cultivo de arroz japonica e indica em uma área de 2.200 metros quadrados. As duas variedades provaram ser capazes de suportar as altas temperaturas dos Emirados Árabes Unidos e as condições de solo locais.
A fase piloto rendeu 763 kg de arroz por 1.000 metros quadrados de terra, relatou o Gulf News em junho.
O anúncio de domingo de uma segunda fase seguiu uma recente visita do Dr. Abdullah Belhaif Al Nuaimi, Ministro de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente (MOCCAE) do Centro de Inovação Agrícola do ministério em Al Dhaid, uma região de Sharjah.
Ele inspecionou os preparativos para a última fase do projeto de cultivo de arroz no centro, em cooperação com a Administração de Desenvolvimento Rural (RDA) da República da Coréia.
Expandindo a pegada do arroz nos Emirados Árabes Unidos
Em conversas com a equipe coreana, o ministro explorou as possibilidades de desenvolver projetos de cultivo de arroz nos Emirados Árabes Unidos para aumentar a produção e reduzir a demanda de água, a fim de expandir as pegadas dessa cultura básica em todo o país.
O Dr. Al Nuaimi disse: “Construir capacidades de inovação é um dos pilares básicos para desenvolver o setor agrícola e alcançar a segurança alimentar e sustentabilidade – atualmente uma das principais prioridades para os Emirados Árabes Unidos. Portanto, o MOCCAE busca fortalecer a cooperação com todas as entidades dos Emirados Árabes Unidos ativas no setor agrícola, bem como com inovadores independentes para identificar soluções para aumentar o volume da produção agrícola local e aumentar sua eficiência.”
Aumentando a segurança alimentar
Ele também visitou o centro de recebimento de tâmaras de Al Foah e o Sharjah Seed Bank and Herbarium na Sharjah Research Academy. A visita fez parte dos esforços do ministério para aumentar a segurança alimentar nos Emirados Árabes Unidos.
Sultan Alwan, subsecretário interino do MOCCAE, e Saif Al Shara, subsecretário adjunto para o Setor de Comunidades Sustentáveis, acompanharam o ministro durante sua visita.
Durante sua visita à Sharjah Research Academy, o Dr. Al Nuaimi analisou os avanços na pesquisa e no desenvolvimento de variedades de culturas de alto rendimento que podem se adaptar às condições climáticas do país, além de variedades resistentes ao clima.