Encontrado arroz cultivado com 1.750 anos no Uzbequistão

 Encontrado arroz cultivado com 1.750 anos no Uzbequistão

Restos botânicos do local Khalchayan, Uzbequistão: (1-2) Oryza sativa; 3) Hordeum vulgare; (4) Triticum aestvum; (5) Pisum sativum; (6) Lens culinaris; (7-8) Linum usitatissimum; (9) Lithospermum arvense; (10-12) Setaria italica; (13-15) Chenopodium sp .; (16-18) Polygonum sp .; (19-20) aparato de Galium; (21-22) Alhagi sparsifolia. Crédito da imagem: Chen et al., Doi: 10.1007 / s11430-019-9585-2.

Uma equipe de arqueólogos da China, Uzbequistão e Alemanha encontrou evidências de que o arroz tipo japonica era um alimento importante na Ásia Central já em 250
D.C.

“O arroz tem sido o alimento mais importante no leste e sul da Ásia. É também uma cultura historicamente importante na Ásia Central, embora muito pouco se saiba sobre suas origens na região ”, disse o Dr. Guanhan Chen, do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia da Academia Chinesa de Ciências e colegas.

"O arroz é dividido em duas grandes variedades cultivadas : japonica ( Oryza sativa ssp. Japonica ) e indica ( Oryza sativa spp. Indica )."

“As evidências atuais mostram que o progenitor do arroz asiático é Oryza rufipogon e que ele primeiro desenvolveu traços de domesticação na região do baixo Yangtze da China e se espalhou para as áreas vizinhas há 8.000 anos. Depois disso, a japonica domesticada se espalhou gradualmente para o norte, noroeste e sudoeste da China. ”

"Apesar do significado cultural do arroz na Ásia Central hoje, principalmente como prova, o prato nacional do Uzbequistão, atualmente não há evidências mostrando que o arroz tenha entrado na Ásia Central ou no Oeste da Ásia há milhares de anos."

Os arqueólogos descobriram e analisaram dois grãos bem conservados de arroz domesticado no sítio arqueológico de Khalchayan, na região de Surkhan Darya, no sudeste do Uzbequistão.

As sementes de arroz são raras, com aproximadamente 1.750 anos ( período Kushan ), tornando-as o arroz com data mais antiga encontrado até agora na Ásia Central.

"Eles parecem morfologicamente mais do tipo japonica e parecem ter sido dispersos do sudoeste da China para a bacia do rio Indus e depois para a região de Amu Darya por uma rota no sul do Himalaia", disseram os pesquisadores.

Além do arroz, eles descobriram grãos de trigo carbonizado, cevada em duas fileiras, ervilhas, linho, lentilhas, uvas e outras culturas.

“Essas culturas formaram um sistema agrícola diversificado na Ásia Central. A cozinha correspondente também pode ter se ajustado imediatamente ”, observaram.

"O atual sistema alimentar da Ásia Central, baseado em naan, pilaf e carne / laticínios, começou a se formar há cerca de dois milênios atrás", concluíram os cientistas.

“Os processos de globalização agrícola e troca de culturas entre culturas agrícolas primitivas forneceram uma base importante para o desenvolvimento e a prosperidade dos primeiros povos da Ásia Central.”

O artigo da equipe foi publicado na revista Science China: Earth Science.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter