Encontro técnico discutiu clima e perdas da safra 2015/16 relacionados ao arroz

 Encontro técnico discutiu clima e perdas da safra 2015/16 relacionados ao arroz

JFBrugnano/JVI

O fenômeno El Niño foi o responsável pelo excesso de chuvas e também temperaturas extremas, o que prejudicou o desenvolvimento das plantas.

Mais de 200 produtores enfrentaram o frio da manhã de sábado e participaram do 6º Seminário Regional do Arroz Irrigado do Litoral Norte Catarinense, que integrou a programação técnica da 15ª Fecarroz. Três temas dominaram e foram conduzidos por especialistas da Epagri, sobre Clima e arroz irrigado, Manejo da lavoura com a cultivar SCS 121 CL e Seguro agrícola como forma de reduzir perdas financeiras na lavoura.

O Litoral Norte é a quarta maior região produtora do cereal no Estado e uma das maiores em produção e produtividade. Um dos assuntos que chamou a atenção foi em relação às perdas na safra 2015/16 devido ao clima, assunto tratado pelos pesquisadores Marcos Campos do Vale e Wilian Ricce.

O fenômeno El Niño foi o responsável pelo excesso de chuvas e também temperaturas extremas, o que prejudicou o desenvolvimento das plantas. O período atual será com chuvas dentro da média histórica e a temperatura dentro da faixa normal climatológica. Os pesquisadores disseram que a Epagri/Ciram dispõe de ferramentas para acompanhar a previsão do tempo que podem ajudar o produtor a planejar o plantio e acompanhar o seu desenvolvimento.

O agrônomo mestre Domingos Sávio Eberhardt falou sobre o manejo na lavoura e os cuidados para garantir a longevidade da tecnologia Clearfield e o agrônomo especialista Hector Haverroth, da Epagri Regional Joinville comentou acerca do seguro agrícola como forma de reduzir as perdas na safra do arroz.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter