Energia a partir da casca de arroz em São Sepé (RS)
Comunidade de São Sepé (RS) se mobiliza para viabilizar um projeto de queima da casca de arroz em usina térmica para gerar energia elétrica.
Na quinta-feira, dia 1º de setembro, estiveram reunidos em São Sepé investidores interessados na instalação de uma Usina Térmica para Geração de Energia a partir da Casca de Arroz, assunto que vem sendo tratado pela Agência de Desenvolvimento de São Sepé desde 2002.
Na ocasião, estiveram presentes o Secretário Substituto de Minas, Energia e Comunicação, Júlio Magalhães, Alan Barbosa, representando o grupo investidor interessado, o Jorge Elias, técnico da Koblitz, empresa parceira investidora, o prefeito municipal Arno Cleri Schröder e o Secretário Municipal de Planejamento, Indústria, Comércio e Turismo, Glaudezon Paulesky, juntamente com o Presidente da ADSS, José Martin Leão e representantes dos fornecedores locais de casca de arroz.
Na quarta-feira, dia 31 de setembro, José Leão esteve reunido em Santa Maria com os investidores e engenhos produtores de casca de arroz daquele município.
– A instalação da Usina Térmica de Casca em São Sepé depende basicamente de um acerto entre os fornecedores de casca de São Sepé e Região e a empresa investidora. Concluída a negociação e firmado este acordo, a Usina estará funcionando em 14 meses, podendo gerar 40 empregos diretos e aproximadamente 120 empregos indiretos, resolvendo, ao mesmo tempo, um sério problema ambiental ligado à destinação final da casca de arroz em toda a Região”, frisou o prefeito sepeense.
Ainda segundo ele “estamos na reta final de um processo iniciado em 2002, que combinou parceria, articulação e muita persistência de nossa parte. Este é um momento especial em que podemos reafirmar a proposta da Agência de Desenvolvimento de São Sepé, que é essencialmente promover o desenvolvimento de nosso Município, proposta esta que não se assenta em letra morta, mas sim na tarefa árdua de acreditar em sonhos e trabalhar efetivamente para torná-los realidade”, diz Zezinho Leão.