Enfraquecimento da moeda pode recuperar exportações da Tailândia
(Por Planeta Arroz) O presidente da Associação de Exportadores de Arroz da Tailândia (TREA), Charoen Laothammatas, disse que as exportações começaram a crescer a partir de meados do ano, com 419.578 toneladas, avaliadas em 7,47 bilhões de baht, sendo exportadas em julho, alta de 7,6% e 4,9%, respectivamente, em relação a junho.
A TREA espera que o enfraquecimento do baht ajude a Tailândia a cumprir sua meta de exportar 6 milhões de toneladas de arroz este ano, embora tenha embarcado apenas 2,59 milhões de toneladas nos primeiros sete meses. Ele informou que as exportações de arroz em julho melhoraram porque o preço do arroz tailandês caiu de acordo com as condições do mercado e com o enfraquecimento do baht, o que possibilitou à Tailândia competir com concorrentes importantes, como a Índia.
Charoen acrescentou que a associação espera que os embarques de agosto fiquem em 600.000 toneladas, especialmente porque o preço do arroz tailandês caiu para se igualar aos dos concorrentes.
A demanda tem sido consistentemente alta na África, Oriente Médio e Ásia. A exportação de arroz branco e parboilizado deve ficar entre 600 mil e 700 mil toneladas por mês até o final do ano, o que ajudará a atingir a meta de 6 milhões de toneladas.