Entidades arrozeiras se organizam para a 20ª Colheita do Arroz

O município de Camaquã conta com seis das maiores indústrias de arroz do Brasil, além de concentrar mais de 80% do arroz beneficiado exportado.

As entidades organizadoras do maior evento arrozeiro da América Latina se reuniram nessa terça-feira (28), no Sindicato Rural de Camaquã, para tratar dos primeiros acertos para a realização da 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá de 25 a 27 de fevereiro de 2010, naquele local. O Governo do Estado, por meio da Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) com o apoio de empresas públicas e privadas promovem o encontro que deve reunir cerca de cinco mil pessoas.

Os presidentes do Irga e da Federarroz, Maurício Fischer e Renato Rocha, demonstraram satisfeitos com a estrutura do local. Os dirigentes afirmaram que a área tem infraestrutura adequada para receber a festa que tem como objetivo promover a orizicultura gaúcha.

– A primeira etapa é divulgar o evento e buscar apoio de empresas e instituições ligadas ao setor arrozeiro – afirmou Rocha.

Serão formadas comissões para organizar o espaço físico no que se refere ao estacionamento, auditórios, estandes de expositores, sala de imprensa, preparação dos canteiros da Vitrine Tecnológica e organização da lavoura de abertura, atividades técnicas e culturais, palestras e cursos, excursões, divulgação e comercialização.

A pretensão dos organizadores é trazer temas que estejam de acordo com a necessidade dos produtores. Mostrar o processo de comercialização nas indústrias, roteiros, palestras, exposição de equipamentos agrícolas e apresentação das principais estratégias de manejo para altas produtividades estão entre os destaques do encontro.

Segundo Fischer, a programação poderá contar com visitas dos produtores ao Perímetro de Irrigação do Arroio Duro, com o objetivo de conhecer o potencial das barragens do município. Além disso, pretende-se planejar roteiros de visitação as principais indústrias beneficiadoras de arroz.

Participaram da reunião, o prefeito de Camaquã, Ernesto Molon, os presidentes da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD), Antônio Carlos Vargas Longaray, do Sindicato Rural de Camaquã, Ariley Mendes, da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, José Carlos Gross, o chefe do Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga de Camaquã, Roberto Jaeger, os conselheiros do Irga representantes dos municípios de Cristal, Arambaré e Camaquã, José Agostini, Flávio Garcia e Alexandre Buchain, produtores e demais convidados.

O município de Camaquã conta com seis das maiores indústrias de arroz do Brasil, além de concentrar mais de 80% do arroz beneficiado exportado, além de contar com o maior perímetro irrigado por barragem (Barragem do Arroio Duro).

Legenda: Lideranças arrozeiras iniciam as tratativas para o maior evento orizícola

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter