Entidades setoriais divulgam nota sobre TEC
As entidades representativas, na aludida reunião, assumiram compromisso de solicitar aos produtores manter constante a oferta de arroz em casc.
NOTA CONJUNTA
A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL) e a Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul (FEDERARROZ), vêm a público, por meio de seus representantes, com objetivo de colaborar ao esclarecimento de informações acerca do andamento da safra e abastecimento público, dizer o que segue.
Em recente reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz a cadeia produtiva do arroz brasileira decidiu pela não retirada da chamada Tarifa Externa Comum (TEC) nas importações de arroz, sob a perspectiva de que não haverá desabastecimento ao consumidor.
As entidades representativas, na aludida reunião, assumiram compromisso de solicitar aos produtores manter constante a oferta de arroz em casca. Temos o compromisso da manutenção da segurança alimentar à população brasileira e de não criar distorções que possam afetar o equilíbrio do mercado como ocorreu em anos anteriores, afetando negativamente o setor produtivo
Porto Alegre/RS, 02 de setembro de 2020.
Gedeão Pereira
Presidente Farsul
Alexandre Azevedo Velho
Presidente Federarroz
6 Comentários
Parabéns as nossas entidades! Peços aos produtores que se unam para municiar as entidades com informações do nosso setor! O Cartel vai seguir pressionando. Querem chegar no final da próxima colheita com a demanda ajustada, para poderem esgoelar os produtores, principalmente os CPRs. Acho que sabemos quanto eles lucravam em cima de nós, temos que trancar o pé… Custos subiram de 30 a 50% na fronteira-oeste. Peças, mão-de-obra, tratores que custavam 300.000,00 tão pedindo 450.000,00. Isso é muito sério. Nosso custo que era 44 a 48 vai a 62 a 65 até mais! Então sugiro que plantem os que estão capitalizados prá isso!
A Camara Setorial do Arroz é apenas consultiva e não decisiva. Não vamos gritar vitoria antes da decisão final e de quem tem o apito do jogo que é o Ministério da Fazenda. Isto esta impactando diretamente na inflação!!!!!
Pessoal que vende arroz em Caçapava do Sul e região! Esses são os industriais da região de vcs? Parabéns!!!
Cuidado, isto esta igual ao jogo do Internacional de ontem a noite, cantando vitoria nos 42 minutos do segundo tempo e um minuto depois o Palmeiras empatou. Vamos soltar foguete depois do apito final Sr. Flavio!!! Para seu conhecimento, não sou industrial!!!!Um mero produtor rural que tem ciência das coisas
Cousa muito séria sao as barragens da fronteira . Acredito que, com mais essa redução de área, o preço se acomode nos 80. Ainda é apertado, mas paga alguma conta no BB.
Engraçado seu Ricardo que nem Federarroz e nem Farsul falaram algo sobre essa sua menção! Óbvio que ainda tenho medo que reduzam a TEC… Foi por isso que pedi para municieram nossas entidades e politicos com informações sobre nossos custos que estão explodindo!!! Comentei q não podemos baixar a guarda. O Ministério da Fazenda não tomara nenhuma decisão sem consultar a Ministra Tereza Cristina e a Câmara Setorial. Tem de 4 a 5 milhões de toneladas de arroz da última safra! Tá por ai guardado/escondido por produtores/indústrias que agora querem ganhar muito. Tá na hora de soltar 1 milhão de toneladas para manter os preços nesses patamares. Não havendo desabastecimento a indústria vai ter que esquecer da TEC. Se eles forçarem a barra para os preços cairem pra 40/50 o governo nunca mais intevirá.