Entra em cena o par perfeito
Arroz com feijão: o prato nutritivo, saboroso e barato .
Tão tradicional na cultura do país quanto o futebol e o samba, o feijão com arroz é o prato preferencial do brasileiro. No entanto, essa verdadeira paixão nacional pode estar com os dias contados. Preocupantemente, essa dobradinha, presente de forma regular no almoço e no jantar da família brasileira, está sendo aos poucos substituída por alimentos de mais fácil preparo, incluindo-se os congelados e os fast foods.
A maior presença da mulher no mercado de trabalho, associada ao ritmo de vida moderna nas grandes cidades, tem levado à redução do número de refeições em família e ao aumento do consumo fora do domicílio, popularizado pelo advento dos restaurantes de comida a quilo. Nesses restaurantes, tem sido observada a preferência por outros alimentos, considerados menos triviais.
Dados recentes, provenientes da Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares (POF) de 2002/2003, a aquisição alimentar domiciliar per capita anual foi de 24,546 quilos de arroz polido por habitante/ano e 7,32 quilos por habitante/ano de outras formas de apresentação de arroz. Isto totaliza um valor de 31,578 quilos por habitante/ano em 2003. Nas grandes metrópoles brasileiras, essa pesquisa indicou um consumo anual de apenas 17,1 quilos per capita de arroz polido e 9,22 quilos per capita de feijão, categorizando um decréscimo de 46% do consumo de arroz e 37% do feijão, em relação a 1975.
Isto é particularmente alarmante quando se considera que tanto o arroz quanto o feijão são alimentos ricos em carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e fibras alimentares, com baixo teor de gorduras. São considerados como benéficos à saúde, contendo elementos que contribuem para a prevenção das doenças típicas da vida moderna, como diabetes, alto colesterol, pressão alta, entre outros.
Uma estratégia para chamar atenção a esta evidência e tentar reverter a trajetória de queda é a campanha publicitária chamada “Feijão e arroz, o par perfeito”. A iniciativa deve ganhar espaço nos vários veículos de comunicação do país. Estão sendo programadas peças de divulgação que devem abordar a combinação da leguminosa com o cereal como elementos integrantes de uma dieta alimentar equilibrada e saudável. Deverão ser produzidos comerciais de televisão, jingles para rádio, reportagens e anúncios em jornais e revistas, outdoors, etc. Além disso, estão previstas também ações promocionais, como degustações de pratos à base dos dois produtos em supermercados e festivais gastro-nômicos.
A campanha, cujas peças publicitárias foram compostas pela agência McCann-Erickson Propaganda, conta com o decisivo apoio da Câmara Setorial do Arroz, entre outros parceiros.