Entrega do Selo Ambiental foi destaque durante a 20ª Colheita do Arroz

Para a concessão, foi realizado o julgamento segundo os critérios estabelecidos no Regulamento do Selo disponível no portal do IRGA http://www.irga.rs.gov.br.

A Colheita do Arroz 2010 foi momento para reconhecer os esforços dos produtores gaúchos que adotaram as práticas preconizadas pelo Projeto 10 e cumpriram com a legislação ambiental durante a safra 2009/10. A homenagem foi dedicada aos agricultores que seguiram os preceitos das tecnologias mais limpas na lavoura de arroz e na propriedade rural.

Segundo a pesquisadora da Estação Experimental do Arroz (EEA/Irga) de Cachoeirinha, Vera Mussoi Macedo, desde o início da safra agrícola, as Comissões Municipais de Avaliação compostas por representantes das instituições parceiras realizaram vistorias técnicas nas lavouras dos produtores inscritos e habilitados. Para a concessão, foi realizado o julgamento segundo os critérios estabelecidos no Regulamento do Selo disponível no portal do IRGA http://www.irga.rs.gov.br

Na safra 2009/10, foram inscritos 20 produtores sendo que 14 são da Fronteira Oeste, dois da Campanha, um da Planície Costeira Interna e três da Planície Costeira Externa. Do total de inscritos, 12 foram premiados com a certificação, sendo nove arrozeiros e três entidades ligadas ao setor.

O Selo Ambiental visa também, reconhecer e incentivar os produtores e instituições que se destacaram em prol da lavoura de arroz irrigado, distinguindo-os e valorizando o arroz produzido.

O Selo foi lançado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) em 2008 e é concedido pelo Governo do Estado do RS por intermédio do Irga, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Farsul e Federarroz e conta com o apoio da Fundação IRGA.

Os agraciados receberam a certificação no sábado, dia 27 de fevereiro de 2010, em solenidade durante o almoço da 20ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Camaquã, RS.

O Governo do Estado, por meio do Irga, parabeniza os produtores que tiveram a iniciativa de participar desse importante instrumento de reconhecimento e valorização dos empreendimentos comprometidos com a sustentabilidade ambiental da lavoura de arroz do Rio Grande do Sul.

Confira abaixo a lista dos homenageados com o Selo Ambiental da Lavoura de Arroz do RS.

Fronteira Oeste:

Jorge Carlos Dickinson, de Itaqui;
João Raul Correa Borges Neto, de Itaqui;
Parceria Agropecuária Parcianello, de Alegrete;
Fundação Maronna, de Alegrete;
Júlio Alberto Silveira Filho, de Uruguaiana;
Roberto João Basso, de Uruguaiana;
Ariovaldo Ceratti, de Uruguaiana;
Werner Arns, de Uruguaiana;

Campanha:

Tânia Maria Menna Barreto de Vilhena, de São Gabriel;

Planície Costeira Interna:
Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro – AUD, de Camaquã;

Reconhecimento especial:

Planície Costeira Externa:

Marcos Solon Barbosa Borges, de Mostardas;
Edegardo Marques da Rocha Velho, de Mostardas.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter