Epagri apóia III Curso Internacional de Manejo do arroz irrigado
Um complemento do curso, durante dois dias, foi organizado pela Epagri, com a participação da equipe de pesquisa em arroz da Estação Experimental de Itajaí, do Cetrei, da equipe local da Epagri e da Cooperativa Juriti, em Massaranduba.
Nove senegaleses, engenheiros agrônomos e técnicos do ISRA (Institut Sénégalais de Recherches Agricoles) e profissionais vinculados ao Ministério da Agricultura do país da África Ocidental banhado pelo Oceano Atlântico, estiveram no Brasil participando do III Curso Internacional de Manejo da Cultura do Arroz Irrigado.
O curso teve a duração de 2 semanas e foi coordenado pela Embrapa Arroz e Feijão, onde foi desenvolvida a maior parte do treinamento. Um complemento do curso, durante dois dias, foi organizado pela Epagri, com a participação da equipe de pesquisa em arroz da Estação Experimental de Itajaí, do Cetrei, da equipe local da Epagri e da Cooperativa Juriti, em Massaranduba.
“Os participantes receberam informações sobre a cadeia produtiva do arroz irrigado em Santa Catarina e sobre o trabalho de pesquisa e difusão de tecnologias realizado pela Epagri”, contou o pesquisador da Epagri de Itajaí, Domingos Eberhardt, revelando que também receberam informações técnicas sobre o preparo do solo e manejo da cultura do arroz irrigado, no sistema pré-germinado. O sistema de cultivo pré-germinado adotado em Santa Catarina é referência em todo o Brasil e também em outros países.
A realização do curso foi apoiada pela Agência Brasileira de Cooperação e pelo PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O PNUD é a agência líder da rede global de desenvolvimento da ONU e trabalha, principalmente pelo combate à pobreza e pelo Desenvolvimento Humano.